Igreja Católica promove evento com os candidatos à Prefeitura

Foto/Jairo Chagas


Dom Paulo Mendes Peixoto diz que a Igreja Católica tem por tradição conscientizar o eleitor sobre a responsabilidade que tem em relação ao seu voto 

Arquidiocese de Uberaba vai ouvir as propostas dos candidatos a prefeito de Uberaba. O encontro acontece na próxima segunda-feira, dia 9 de novembro, às 20h, na Câmara Municipal de Uberaba, e será aberto pelo arcebispo metropolitano Dom Paulo Mendes Peixoto. O encontro faz parte do "Momento Cidadania" e conta com a parceria do Instituto Daniel Franco (IDF).

Na abertura, Dom Paulo vai falar sobre a responsabilidade da conscientização política.  De acordo com ele, a Igreja Católica sempre teve a tradição de, nos momentos de campanha eleitoral, dar suporte e conscientizar sobre a responsabilidade que o eleitor tem em relação ao seu voto. “Mas não é só no tempo da eleição. Sempre a igreja fez isso: conscientizar as pessoas, as lideranças, a serem responsáveis, tanto o eleitor quanto aqueles que são candidatos”, diz. 

Ainda durante o encontro, os prefeitáveis vão responder a perguntas elaboradas pela comunidade das paróquias da cidade, por meio de sorteio. Em um segundo momento, os padres também vão questionar os candidatos e, ao final, cada um poderá dizer uma palavra sobre o que pensa, e quais são os seus projetos. “Não será um debate, será uma forma para que cada um apresente as suas propostas, a sua missão como candidato e, como prefeito, caso seja eleito”, esclarece o arcebispo metropolitano.

Segundo Dom Paulo, esta é uma forma que a Arquidiocese de Uberaba vai contribuir na formação da consciência das pessoas sobre essa responsabilidade do voto, “para que ninguém venda, compre voto ou vote de forma irresponsável em um momento tão importante”, completa.

Daniel Franco diz que o encontro com os prefeitáveis é a busca pela democracia verdadeira. “É mais uma oportunidade para a comunidade católica conhecer melhor os candidatos e votar com responsabilidade política”, finaliza. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar