Igreja suspende procissões, festas de padroeiros e as missas públicas

Arquidiocese de Uberaba traça novas diretrizes para a prevenção ao coronavírus (Covid-19). As medidas interferem em todas as celebrações da Semana Santa na região. No entanto, as missas estão mantidas em igrejas e paróquias. Até segunda ordem estão suspensas atividades como procissões, festas de padroeiros e catequeses de adultos e crianças, encontros, cursos de formação, entre outras, em toda a região. 

No início da noite de ontem, mediante o registro do primeiro caso confirmado de coronavírus na cidade, a Arquidiocese de Uberaba emitiu nota informando que o arcebispo metropolitano, dom Paulo Mendes Peixoto, decretou “que ficam suspensas as celebrações eucarísticas públicas até uma nova orientação. Em todas as paróquias, que os presbíteros celebrem diariamente a Santa Missa pelo povo em geral, de forma privada”.

Em relação à Semana Santa, ficam suspensas as encenações de Paixão de Cristo e Via-Sacra. A celebração dos Santos Óleos deve ocorrer sem a presença dos fiéis, e o Tríduo Pascal, com a máxima cautela, onde houver necessidade, ao ar livre. Segundo a nota, o gesto do lava-pés deve ser evitado durante a celebração da Ceia do Senhor, e a Vigília Eucarística deve ocorrer em curto período de tempo e em lugar arejado e amplo. Em relação à celebração da Paixão de Cristo, na Sexta-feira Santa, a adoração da cruz deve ser sem o beijo. E na Vigília Pascal, número de leituras deve ser reduzido.

As decisões foram formalizadas por meio de nota oficial assinada pelo arcebispo metropolitano, dom Paulo Peixoto Mendes. Ele pede ainda que os fiéis colaborem com as autoridades competentes para se evitar a proliferação do vírus.

Ainda segundo a Arquidiocese de Uberaba, casamentos já previamente marcados poderão ser realizados, seguindo as orientações dos órgãos de saúde, Estado e município. 

A princípio, as novas diretrizes são válidas até o Domingo de Páscoa, que acontece no dia 12 de abril, ou até sua revogação. No entanto, já houve o cancelamento da romaria, prevista para o dia 24 de maio, para o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, na cidade de Romaria.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: