Indústria e serviços são os setores que mais geram emprego na cidade

A indústria e o setor de serviços em Uberaba são as duas áreas que mais empregam em Uberaba. Segundo o coordenador da Sala Mineira do Empreendedor, Elder Árcega, em outras cidades da região, como Uberlândia, o comércio é o segundo maior empregador. 

Em entrevista ao JM News 1ª Edição, da Rádio JM FM 95.5MHz, ele destacou que essa característica do mercado de trabalho em Uberaba ajuda a colocar a cidade entre as que melhor remuneram o trabalhador. “Geralmente, como a indústria remunera melhor, isso traz um impacto na média salarial no município. Em outras cidades, como os maiores empregadores são setores de serviços e comércio, a média salarial fica menor”, destacou.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia, a indústria de transformação contratou 6.014 trabalhadores em todo o ano passado, com 5.994 dispensas. O saldo é positivo em 20 vagas. Já o serviço industrial contratou 79 trabalhadores e dispensou 52 em 2018, com um saldo positivo de 27 contratações. Já o setor de serviços contratou no ano passado 12.972 trabalhadores, com a dispensa de 12.656, com saldo foi positivo de 316 vagas.

Neste ano, em janeiro, a indústria de transformação contratou 576 trabalhadores, com 553 dispensas, abrindo 24 vagas. Em fevereiro, o saldo foi positivo em 122 vagas e em março, 372. Porém, o serviço industrial teve saldo positivo de duas vagas em janeiro, três em fevereiro e teve o fechamento de cinco vagas em março. O setor de serviços está superavitário no primeiro trimestre, porém esteve positivo na geração de empregos apenas em fevereiro, com 191 vagas. Em janeiro, foi negativo em seis vagas e em março acabaram fechados 66 postos. 

Sine de Uberaba oferta média de 224,5 vagas de trabalho por mês. Balanço apresentado pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine) em Uberaba aponta que no ano de 2018 foram oferecidas, em média, 224,50 vagas de trabalho por mês. Os dados foram revelados pelo coordenador da Sala Mineira do Empreendedor, Elder Árcega, durante entrevista ao JM News 1ª Edição, da Rádio JM FM 95.5MHz.

Somente em abril deste ano superou em mais que o dobro a média mensal de 2018. No mês passado, o Sine disponibilizou 603 vagas de trabalho. A chegada de grupos atacadistas à cidade ajudou no crescimento das ofertas de emprego, analisa Árcega. Ele lembrou que, apesar do fechamento negativo em quase 170 postos em março, nos últimos 12 meses o saldo é positivo.

Elder Árcega lembrou a importância de qualificação para encontrar uma vaga no mercado de trabalho. “O mercado está concorrido para as empresas. Por conta disso, cada vez mais elas exigem do trabalhador qualificação necessária. O trabalhador deve elevar o seu grau de escolaridade e sua qualificação. O Ministério da Economia disponibilizou uma plataforma de cursos gratuitos a distância, com certificação da Universidade de Brasília. É o ‘escola.trabalho.gov.br’”, destacou. 

Cras. O coordenador da Sala Mineira do Empreendedor disse que, com o Sebrae e a Secretaria de Desenvolvimento Social, realiza trabalho quinzenal nas unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) em Uberaba. “Nós disponibilizamos atendimento da Sala do Empreendedor, orientando sobre novos negócios e, também, disponibilizando o cadastramento para as a vagas no Sine. E o Sebrae, nosso parceiro, também faz os atendimentos no local”, disse Árcega. Ontem o atendimento aconteceu no Cras do bairro Abadia, na rua São Mateus, 544.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar