Indústrias do Programa Economia Circular em Uberaba apresentam casos de sucesso em Semana do Meio Ambiente do Estado

Foto/divulgação

A Duratex e a Ouro Fino participam, nesta quinta-feira (4), do segundo dia da programação virtual da Semana de Meio Ambiente 2020 promovida pelo Estado de Minas Gerais. As empresas apresentarão as ações adotadas a partir do Programa Economia Circular desenvolvido nos Distritos Industriais I, II e III de Uberaba pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) – Regional Vale do Rio Grande.

O encontro, às 10h50, será transmitido online no YouTube da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), no link youtube.com/meioambienteminasgerais.

A empresa de defensivos agrícolas Ouro Fino abordará as práticas de iluminação natural para galpão e de utilização do sistema de aquecimento solar de água nos vestiários e no banho-maria. Também contará como faz a fertirrigação usando a água da estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Já a Duratex – detentora de marcas fabricantes de painéis de madeira, louças e materiais para banheiro e revestimentos cerâmicos – apresentará um processo de compostagem a partir de lodo de ETE e cinzas de incineração.

“Os primeiros resultados do Programa Economia Circular nos Distritos Industriais de Uberaba já demonstram que, além dos ganhos ambientais, houve redução significativa dos custos do produto com implementação dessas ações”, avalia o analista ambiental da Fiemg – Regional Vale do Rio Grande, Hudson Torres.

Mais cedo, às 10h20, o coordenador da agenda de Economia Circular da Fiemg, Guilherme da Mata Zanforlin, ministrará a palestra “Transição das Indústrias para uma Economia Circular”.

O Programa Economia Circular nos Distritos Industriais I, II e III de Uberaba reúne 21 empresas, desde 2018, incluindo Agronelli, Água Nobre, Céu de Minas, Fertigran, FMC, Grupo AEL, Inca Incineração, LevFort, Mac Alumínios, Mosaic, Neotech, Sipcam Nichino, Smurfit Kappa Inpa, Soma Ambiental, Tijox, Ubyfol, Valmont, Yara e JB Sustentável. A proposta é identificar oportunidades de negócios coletivos, a partir da análise de produtos e subprodutos nas empresas, favorecendo o reaproveitamento e a troca de recursos.

 

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar