Instituições financeiras continuam na liderança de reclamação no Procon

Bancos, financeiras e operadoras de cartão de crédito lideram a lista de reclamações no Procon de Uberaba
Bancos, financeiras e operadoras de cartão de crédito lideram a lista de reclamações recebidas pela Fundação Procon/Uberaba, com 502 demandas. Os cinco bancos que mais foram alvo de reclamação são: 1º) Itaú S.A, com 53; 2º) Caixa Econômica Federal, 43; 3º) Banco Panamericano S.A, 30; 4º) Bradesco S.A, 27; 5º) Banco BMG, 16. “Apenas na área de serviços financeiros foram 502 atendimentos, equivalente a 47,49% do total de pessoas atendidas no mês de maio”, explicou a chefe do setor de atendimento do órgão, Elizabeth Beatriz Freitas.
Em seguida aparecem os serviços essenciais, com um total de 208 reclamações (19,68%). Deste total, 87,02% das reclamações, ou seja, 181 são exclusivamente em desfavor das operadoras de telefonia celular e fixo, sendo o ranking: 1º) Claro/Net, 75; 2º) Tim, 39; 3º) CTBC/Algar, 38; 4º) TNL/Oi, 16; 5º) Vivo, 13.
No setor de produtos foram 195 reclamações, equivalente a 18,45%. “É importante destacar que a grande maioria das reclamações é resolvida de forma amigável, num contato rápido entre o cliente e o fornecedor. Quando a conciliação não é possível e o consumidor tem seu direito desrespeitado, o Procon aplica punições rigorosas”, declarou o presidente da Fundação/Procon, Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli.
De acordo com relatório divulgado na sexta pelo Procon Uberaba, o órgão realizou 1.058 atendimentos no mês de maio. Foram 875 reclamações resolvidas por meio de negociação direta entre as partes – clientes e fornecedores de produtos e serviços, ou seja, 82,78%. Informações, consultas e denúncias somaram 71 atendimentos, sendo 6,72%.
As reclamações que não tiveram solução consensual resultaram na abertura de 73 processos administrativos, 13 CIP (Carta de Investigação Preliminar), outros 26 foram instaurados pelo Setor de Fiscalização, no total de 112 novos procedimentos.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: