Inventário é lançado com lista de todos os documentos sobre escravidão e pós-abolição em Uberaba

Superintendência de Arquivo Público lançará e-book “Catálogo Documental para o Estudo da Escravidão e Pós-Abolição em Uberaba – 1815 a 1915”, no dia 13 de maio, domingo, data em que se comemora a abolição da escravidão no Brasil. O e-book conta com inventário de todos os documentos sobre o período da escravidão em Uberaba, desde processos criminais, batismos até notícias de jornais.
A superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik, explica que o objetivo do e-book é valorizar os documentos, além de atender à grande procura de documentos referentes à escravidão pelos alunos das universidades e faculdades. “O catálogo soma aproximadamente 600 páginas, com listagem de documentos e uma breve descrição de cada um, com sistema de busca rápida (OCR) para facilitar a consulta e pesquisa. Até quem estiver fora do Brasil poderá acessar o que temos aqui”, destaca.

A digitalização de documentos para facilitar o acesso e a preservação documental está sendo realizada pela Superintendência do Arquivo Público de Uberaba desde 2016, quando foram digitalizados vários jornais, entre eles, o Gazeta de Uberaba, de 1879 a 1915, período que contém informações acerca das lutas abolicionistas e pós-abolição.

O catálogo estará disponível a partir do dia 13 de maio neste link ou aqui. 

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar