Já choveu mais de 100mm só nesta segunda-feira em Uberaba; veja fotos

Fidélis Reis foi uma das mais cheias nesta tarde em Uberaba (15)

Ainda pela manhã voltou a chover em Uberaba e a cidade já registra pontos de alagamento nesta tarde (15). Segundo apurou a reportagem do Jornal da Manhã, algumas avenidas encheram a ponto de se tornarem praticamente intransitáveis. É o caso da Fidélis Reis, onde, inclusive, um caminhão do Corpo de Bombeiros atuou para evitar o acesso de veículos próximo à Praça Henrique Kruger.

Uberaba está sob alerta de chuvas intensas; segunda deve ser de calor e precipitação

A reportagem verificou, ainda, cheias nas avenidas Leopoldino de Oliveira e Prudente de Morais, que normalmente sofrem com as chuvas intensas como a que cai em Uberaba. Contudo, o ponto habitual de alagamento na Prudente está tranquilo, segundo informaram empresários locais.

Segundo a climatologista Wanda Prata, desde o início da chuva até por volta de 15h15 já havia 109 milímetros de precipitação somente nesta segunda-feira (15). Ontem, quando também choveu forte em Uberaba, foram 62 milímetros. O total acumulado no mês de fevereiro até então é de 317mm, sendo que a previsão total para o mês era de 260 milímetros, marca ultrapassada com o temporal de hoje. Foram duas pancadas durante o período total de precipitação, disse dona Wanda.

Ainda de acordo com a climatologista, chegou a chover granizo em Uberaba no sábado em alguns pontos da região sul do município, que compreende bairros do Aeroporto até atrás da BR-050. Wanda Prata alerta para a possibilidade de pancadas de chuva fortes nos períodos vespertinos até o fim do mês, consequência da presença de cavado na atmosfera média.

Uberaba está em estado de alerta climatológico. Segundo o Inmet, há possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Praça Henrique Kruger e Leopoldino de Oliveira perto do Habibs (Fotos/Leitores JM)

Defesa Civil alerta população sobre intensas chuvas esta semana

A Defesa Civil de Uberaba alerta a população para os cuidados necessários durante período de intensas chuvas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu Alerta Amarelo para chuvas intensas nesta segunda (15) e terça-feira (16), com ventos intensos, de 40 a 60 km/h. As principais áreas atingidas são a região metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira, Campo das Vertentes de Minas, Oeste Mineiro, Sul/Sudoeste Mineiro, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Central Mineira.

Segundo informações da Defesa Civil de Uberaba, foram recebidos dois chamados até às 15h desta segunda-feira, um relativo a queda de muro e o outro um pedido de avaliação preventiva de uma árvore. Na noite de domingo (14), foi registrada queda de árvore.

A orientação é que a população tome alguns cuidados durante fortes pancadas de chuvas, como: colocar documentos e objetos de valor dentro de saco plástico bem fechado e mantê-los em lugar alto e seguro; desconectar os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curto-circuito; colocar o lixo na rua apenas nos dias e horários corretos e, havendo possibilidade de chuvas fortes, não colocar.

Ainda, a população não deve permanecer debaixo de postes de energia elétrica, de árvores e nem ficar perto de locais com metais. Animais de estimação e crianças devem ser mantidos em locais seguros, longe de enxurradas ou águas de córregos.

Antes do período das chuvas, reforça a Defesa Civil, é fundamental a limpeza de telhados e calhas, ralos, esgotos, galerias, valas, bem como a retirada de entulhos dos quintais, áreas, becos e ruas e que se providencie reforço/escore para árvores, muros e paredes com risco de queda.

Para os moradores de áreas de risco ou escorregamento de talude (barranco), a orientação é para que deixem o local imediatamente ao menor sinal de trincas e rachaduras nas paredes da residência. Caso perceba árvores, postes e muros se inclinando no barranco ou encosta próximo da residência, ela deve ser desocupada o mais rápido possível e o cidadão se proteger em lugar seguro.

A Defesa Civil observa que não devem ser plantados pés de bananeiras nos taludes porque eles acumulam muita água aumentando o risco de deslizamentos. Em caso de emergência, o cidadão deve ligar nos telefones do Corpo de Bombeiros, 193; Defesa Civil, 199; ou da Polícia Militar, 190.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar