Justiça age para preservar saúde dos envolvidos no processo eleitoral 2020

 

Foto/Arquivo

Juiz Fabiano Veronez diz que mesários e demais pessoas que atuarão no processo eleitoral receberão kits de EPIs

Justiça Eleitoral atua para resguardar a saúde de todos os envolvidos no processo eleitoral de 2020, conforme assegura o juiz eleitoral Fabiano Veronez, em entrevista à Radio JM.

De acordo com ele, todas as cautelas estão sendo tomadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais). Os mesários e demais pessoas que atuarão no processo eleitoral receberão kits de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) compostos por máscaras e álcool gel e, será obrigatório o distanciamento como medida preventiva à Covid-19.

Além disso, o juiz lembra que a dispensa da biometria e a ampliação do horário de votação, que será das 7h às 17h, favorecem este trabalho preventivo, lembrando que das 7h às 10h, a votação será prioritária para pessoas do grupo de risco ao novo coronavírus.

Além disso, uma equipe de apoio irá atuar para o controle das filas até para evitar aglomeração de pessoas durante a votação. Segundo ele, o TRE-MG prepara uma ampla divulgação sobre as ações que serão tomadas durante o dia das eleições, para que todas as determinações sejam seguidas e tudo ocorra de forma segura para todos. “São medidas importantes que vão evitar contaminação, permitindo que a população possa votar de forma tranquila, assim como protegendo aqueles que vão trabalhar”, diz Veronez.

Uberaba terá menos seções eleitorais este ano

Para a eleição deste ano, Uberaba terá menos seções eleitorais, conforme adianta o diretor do foro eleitoral e titular da 276ª Zona Eleitoral, juiz Fabiano Veronez. De acordo com ele, a redução está relacionada ao atraso na licitação para a aquisição de urnas eletrônicas.

Antes havia menos pessoas por equipamento. Devido a este atraso, houve a necessidade de aumentar a quantidade de eleitores em cada seção eleitoral.

No entanto, o juiz acredita que a situação não prejudica o andamento da votação. Isso porque, segundo ele, há a ampliação do horário e a dispensa da biometria como medidas de contingenciamento para a Covid-19, o que também dá mais dinamismo ao processo de votação.

Ainda segundo ele, o local de votação está mantido para o eleitor, que não precisa se preocupar, pois todas as alterações serão divulgadas oportunamente.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar