Leitoras receberam homenagem no aniversário da biblioteca municipal

 

A solenidade simbólica do aniversário da Biblioteca Pública Bernardo Guimarães marcou os 110 anos do local, como espaço cultural e educacional. Na solenidade, algumas leitoras foram homenageadas.

A aposentada Maria Bárbara Ribeiro, de 74 anos, foi a recordista de empréstimos de livros na biblioteca em 2018. Foram 106 livros. O hábito da leitura ela trouxe da época do Colégio Interno, onde era assídua frequentadora da biblioteca. Ela conta que além desses, lê também outros que troca com amiga e as publicações que adquire.

“Eu gosto muito de livros da juventude, principalmente, me encaixo mais nesses, gosto do suspense, de uma aventura, descoberta arqueológica. A gente aprende muita coisa em livros, você aprende a lidar melhor com as pessoas, aceitar as diferenças, a perdoar”, finalizou.

Também foram homenageadas Cláudia Alves da Silva, de 51 anos, artesã, leu 85 livros em 2018 e Maria Catarina, de apenas 8 anos, 66 obras.

História. A história começa em 1905, quando fundou-se o Grêmio Literário Bernardo Guimarães, em homenagem ao escritor que morou na cidade. Depois da dissolução, a biblioteca do Grêmio foi doada à Prefeitura de Uberaba, em 1909, e transformada na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães. Tem atualmente um acervo de 75 mil exemplares. No local há também periódicos e computadores disponíveis para consultas na internet, gratuitamente. No saguão principal, há exposições de diversos temas.

O prédio ainda abriga o Escritório de Direitos Autorais, que recebe e cadastra oficialmente obras de escritores de todo o Brasil, sendo o único da região.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar