Lojas dos shoppings ainda não têm definição de funcionamento

Foto/Jairo Chagas

Prefeitura ainda não tem definição sobre proposta para reabertura dos shopping centers ao público. Um projeto já foi apresentado para o retorno gradual das atividades nos centros comerciais em Uberaba, mas será avaliado somente na próxima semana pelo comitê de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

As lojas dos centros comerciais estão fechadas desde o fim de março, quando as medidas de isolamento foram inicialmente decretadas na cidade e não voltaram a atender na semana passada, como o restante do comércio de rua. Com a proximidade do Dia da Mães, em 10 de maio, empresários aguardam posicionamento da Prefeitura sobre a situação.

De acordo com o prefeito Paulo Piau (MDB), não haveria condições no momento para deliberar sobre a proposta de reabertura. Ele disse compreender a demanda dos lojistas para voltar a funcionar a tempo de aproveitar a movimentação antes do Dia da Mães, mas declara é preciso agir com cautela.

Piau afirma que a situação dos shopping centers será colocada em pauta na próxima terça-feira (5) para um posicionamento final sobre a possibilidade de reabertura. "Sei que é um prazo apertado e as lojas precisam se preparar com pessoal, estoque. Mas a nossa responsabilidade maior está em cima da questão de disseminação do vírus. Teremos uma resposta, sim ou não, no início da semana", manifesta.

Piau também reforçou que a tomada de decisão será com base em fundamentos técnicos, não por pressão do setor. "Estamos estudando com profundidade a questão da proliferação do vírus. Não faremos porque o shopping pediu. Só faremos se o resultado da avaliação do comitê técnico na semana que vem demonstrar que responsavelmente podermos abrir", encerra.

A direção do Shopping Uberaba apresentou na semana passada um projeto para retomada das atividades no centro de compras, com medidas de controle de acesso, aferição de temperatura dos consumidores e exigência do uso de máscaras. Pela proposta, no primeiro momento haveria apenas a reabertura das lojas comerciais, se igualando ao comércio de rua, que está aberto há mais de uma semana. Os cinemas, academia, entretenimentos infantis e os restaurantes com alimentação presencial ficariam para uma segunda etapa.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar