Luiz Fernando Resende é nomeado reitor da UFTM

O Diário Oficial da União trouxe na edição de hoje (18) a nomeação do novo reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo terá mandato de quatro anos. A nomeação acontece quase um ano depois dos nomes lista tríplice terem sido encaminhados ao Ministério da Educação (MEC).

Em entrevista à Rádio JM na manhã desta terça-feira, o novo reitor contou que estava confiante sobre a nomeação para cargo. “Todo processo tem as mudanças e não podemos falar em continuidade, mas não podemos perder de vista aquilo que já está dando certo. Temos cursos que estão sendo estruturados, temos obras que precisam ser finalizadas, então temos que ter pulso firme para conseguir recursos no MEC e finalizar alguns processos. A universidade cresceu muito nos últimos anos, então temos vários desafios para os próximos anos”, destaca o professor.

Questionado sobre a nomeação mesmo não tendo sido indicado na consulta informal com acadêmicos, técnicos e professores, o professor aponta que tudo aconteceu dentro da legalidade onde três nomes foram colocados à disposição, com as respectivas experiências.
“Sempre vai haver resistência nas mudanças, mas objetivo é fazer uma gestão para todos e, ao longo dos anos, vamos tentando fazer uma gestão participativa”, declara o reitor.

Sobre o contingenciamento de recursos da educação, Luiz Fernando relata que sua experiência na vice-reitoria já o deixa preparado para enfrentamento de crises. “Temos nos próximos dias uma reunião com Ministério da Educação, em que vamos mostrar nossos projetos e demandas da universidade, e estamos aguardando uma resposta positiva, mas já estamos preparados para realizar alguns cortes”, pondera.

A composição da lista tríplice foi definida pelo Conselho Universitário (Consu) da UFTM em junho de 2018. Na oportunidade, dos 64 membros do Conselho Universitário, 59 compareceram para a votação, que foi uninominal e por voto secreto.

O professor Fábio César da Fonseca, que também foi o vencedor na consulta informal realizada no início de junho, foi o mais votado na sessão do Consu e encabeçava a lista tríplice. O segundo nome da lista era o do professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, que foi candidato a vice-reitor na chapa derrotada na consulta informal. Patrícia Maria Vieira, que foi candidata a vice-reitora na chapa vencedora da consulta informal, também faz parte da lista tríplice. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar