Luto: cão bombeiro Luck, que atuou em Mariana, morre aos 12 anos de câncer

Foto/Divulgação


O labrador  foi o primeiro cão a iniciar as atividades de busca, resgate e salvamento com cães em Uberaba

Morreu nesta terça-feira (29) o cão de busca aposentado do canil do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), em Uberaba, Luck, aos 12 anos. O cachorro da raça labrador estava internado no Hospital Veterinário de Uberaba (HVU) tratando de linfomas pelo corpo. Ele foi o primeiro cão a iniciar as atividades de busca, resgate e salvamento com cães em Uberaba. O canil do 8º BBM conta, atualmente, com sete cães de busca na ativa.

De acordo com a assessoria de comunicação do Hospital, Luck estava bem debilitado e em tratamento intensivo. Ele fazia quimioterapia, mas não resistiu.

Conforme informações dos bombeiros, Luck se aposentou após completar dez anos de idade. Ele foi doado por um sargento em 2008 à corporação. Um ano depois foi introduzido ao canil do 8º BBM. 

O cão Luck recebeu várias honras ao mérito, tendo como destaque o trabalho prestado no rompimento das barragens em Itabirito (MG), em 2014, e em Mariana (MG), em 2015, com êxito na localização de vítimas soterradas. Além disso, tornou-se o maior doador de sangue do HVU. Em sua última ocorrência antes da aposentadoria, Luck localizou uma criança de um ano e oito meses em mata atrás da casa dela, em Delta. 


“Nesta data perdemos um dos nossos heróis de quatro patas do CBMMG [Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais]”, declarou o comandante do 8º BBM, tenente-coronel Anderson Passos. “Nesta cidade de Uberaba o cão bombeiro LUCK trabalhou e morou com seus colegas bombeiros de 2 patas, menos preparados que ele para buscas vítimas. Ele nos emprestou com amor e lealdade a habilidade de farejar a vida. E foram muitas. Tivemos a sorte de tê-lo conosco por 12 anos e chegou o dia da derradeira despedida. O último latido se foi, ficou a saudade e o respeito. Agora é  ‘anjo LUCK’ a zelar por nós. LUCK, junto!”, homenageou o comandante.


Luck foi enterrado nesta terça-feira, às 15h, com uma emocionante homenagem dos companheiros bombeiros, que prestaram continência coletiva em despedida ao cão. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar