Mãe de aluna aponta casos de Covid-19 no Hospital Veterinário; situação gera preocupação

 

Foto/Arquivo JM

Mais uma reclamação envolvendo a retomada das atividades presenciais de cursos de graduação ligados à Saúde foi registrada. Nesta quinta-feira (20), a mãe de uma estudante de Veterinária relatou temor em relação às aulas práticas no Hospital Veterinário de Uberaba (HVU) da Universidade de Uberaba (Uniube). Segundo a mãe, em um curto período de tempo, cinco casos de infecção por coronavírus foram registrados entre funcionários do quadro administrativo do hospital.

“Em uma semana e meia foram constatados cinco casos de covid e as aulas voltaram, esses casos são de gestores e administradores ali”, apontou a mãe. Ainda segundo a mulher, um grupo de pais encaminhou uma reclamação referente à situação para a Prefeitura de Uberaba, que informou que iria fiscalizar o local.

“Nós ligamos, eu e algumas mães, e pedimos para tomarem alguma providência. Apareceram os casos e o hospital não tomou nenhuma providência, só afastou essas pessoas. Mas o lugar está lotado de alunos, os atendimentos acontecendo como se nada estivesse acontecendo’, acusou.

Ainda segundo a mãe, a Prefeitura teria avisado o estabelecimento sobre a fiscalização, o que gerou ainda mais indignação. “Por volta das 10h o hospital mandou dispersar todos os alunos porque a Prefeitura avisou que o estabelecimento seria fiscalizado. Agora todo mundo dispersou, um pouco foi para fora e outros para casa”.

A reportagem entrou em contato com a Uniube, que é gestora do HVU e também com a Prefeitura Municipal de Uberaba. A Universidade corrigiu que, em relação aos casos de covid-19 no HVU, foram detectados quatro casos isolados em colaboradores: “Ou seja, não detectados no mesmo período. Todos foram anteriores ao retorno das atividades práticas. Sendo assim, os colaboradores já estavam afastados, conforme descrito no plano de contingência da Universidade, feito pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), alinhado com as determinações de órgãos oficiais municipais e de saúde”.

Quanto a fiscalização foi pontuado que: “foi feita nesta manhã e, como já esperado, tudo está de acordo com as exigências dos órgãos municipais”, complementou também que: “O Hospital Veterinário de Uberaba esclarece que são seguidos todos os cuidados necessários de biossegurança, assim como em quaisquer dependências da Sociedade Educacional Uberabense.”

Continua depois da publicidade

 

Já assessoria da Prefeitura contatou o secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto. O chefe da pasta afirmou que as situações em relação às instituições de ensino superior têm chegado e que, por meio da fiscalização sanitária, tem sido mantido o cumprimento de parecer sanitário para o retorno gradual da atividade.

“A Secretária Municipal de Saúde vai reforçar o entendimento e o atendimento a esses protocolos, pois poderá revogar os pareceres sanitários e dar um passo atrás quanto ao retorno gradual dessas atividades acadêmicas, prejudicando quem estaria em processo de conclusão de curso”, apontou.

A assessoria ainda pontuou que o Programa Minas Consciente trata de algumas atividades que exigem especificidades próprias e regulamentos em atos próprios, como por exemplo o Ensino Curricular. No caso de instituições privadas de ensino superior o Comitê Técnico-Científico, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde emitiu um parecer sanitário de retorno de atividades de ensino superior.

“Neste parecer é destacado que as medidas a serem adotadas pela instituição se mostram condizentes com a grave crise sanitária que assola o Município, sendo medidas capazes, a princípio, de reduzir risco de contaminação e disseminação do vírus entre os acadêmicos e demais colaboradores”.

Além dos pais dos alunos do curso de Veterinária, os familiares dos alunos de Medicina e de Odontologia da Uniube, como o JM Online divulgou, também manifestaram preocupação com a retomada das atividades presenciais no campus.

Esclarecimento de dúvidas

Segundo a Uniube muitas dúvidas podem surgir com relação às medidas adotadas pela Instituição, pensando nisto, a Universidade criou um espaço no site dedicado a esclarecimentos de medidas e protocolos seguidos. É possível acessar o conteúdo em > COVID-19 UNIUBE.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar