Mais de 1.300 tentativas de entrada irregular nas estações do BRT foram registradas em 2020

Além das entradas irregulares, a Transube também registrou 44 furtos nas estações em 2020 (Foto/Enerson Cleiton – Arquivo)

A reincidência de tentativas de furto de cabos e equipamentos elétricos na extensão da linha do BRT/Vetor, bem como o aumento dos casos de vandalismos nas portas das estações, têm sido motivo de grande preocupação para uberabenses, inclusive para a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba, a Transube.

Em 2020, a Transube registrou 1.362 tentativas de entrada irregular nas estações. Os suspeitos forçavam os sistemas eletrônicos das portas para driblar o pagamento da passagem e embarcar de maneira clandestina. Além deste número, em 2020 a associação contabilizou 44 furtos dentro e fora das estações, onde os criminosos subtraíram lâmpadas, peças de ar-condicionado, fiação elétrica e câmeras de segurança.

De acordo com Julio Minaré, gerente da Transube, nos casos em que se confirmam danos estruturais, os reparos são feitos pela equipe de manutenção das empresas e por terceirizadas que fazem parte da automação das estações.

Ainda segundo Minaré, para tentar sanar o problema dos furtos e vândalos, a Transube está promovendo a modernização dos sistemas.

“As travas que estão sendo substituídas devido aos constantes vandalismos já desarmam-se com maior facilidade ao serem forçadas. A nova tecnologia que está sendo usada nos novos equipamentos reduzirá, até colocar fim, estas fraudes e vandalismo, que além de deteriorar os equipamentos de forma precoce, traz prejuízos financeiros às empresas”, finaliza Julio.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar