Mais de 3 mil km de estradas rurais foram recuperados em Uberaba

Foto/Divulgação/PMU

Dentro do planejamento da Secretaria do Agronegócio, já receberam manutenção ou foram recuperados 3.300 km de estradas na zona rural de Uberaba, por equipe própria. Nos outros 3.000 km existentes, as usinas e os produtores fizeram parceria com o Poder Público para que as estradas tenham em boas condições de tráfego. A informação é do titular da Pasta, Luís Carlos Saad. Também foi realizada a manutenção de diversas pontes nos últimos dias e está programada para a esta segunda-feira a reforma da ponte sobre o Ribeirão Água Emendada, no Assentamento Dandhara.

“Estamos em plena colheita da cana e os caminhões são pesados, deixando um rastro de destruição”, observa o secretário. “Por essa razão, é muito importante essa parceria, para darmos manutenção nesses trechos, que eventualmente ficam danificados”, disse. 

O diretor de Manutenção de Estradas, Sebastião Martins – “Tiãozinho” informou que nos últimos dias a equipe da Sagri realizou serviço de patrolamento, cascalhamento, reforma de lombadas e limpeza na região de Santa Gertrudes. 

Ele também salienta que além disso, foi realizada manutenção básica em estradas vicinais na região do Caçu, Biquinha e Ponte Alta. As melhorias, relata Tiãozinho, incluem limpeza e nivelamento da pista, além de abertura de curvas de nível e construção de bolsões para retenção das águas de chuvas.

Outro trecho que está recebendo o apoio da equipe da Sagri, em razão do volume de tráfego, de acordo com o secretário,  fica na região da Palestina, por onde passam caminhões de Magnesita, cana e grãos. 

Segundo Saad, a Secretaria tem uma radiografia de todo o município e detectar a necessidade  de cada ponto sejam pontes, mata burros e estradas. 

“A Sagri tem um planejamento para agir nessa questão e todo o problema que houver, a pessoa que passe nesses locais na região, deve nos avisar para tomarmos as devidas providências”, concluiu.  

Recuperação de pontes

De acordo com o  diretor de Manutenção de Estradas da Sagri, Sebastião Martins a ponte sobre o Ribeirão Água Emendada será reconstruída com o a previsão de ser concluída em 45 dias. 

O diretor informou ainda que foi concluída a reconstrução da ponte sobre o Ribeirão Sapecado, na região de Santa Rosa, com cerca de 12 metros de vão, substituição das vigas, tablado e alteamento das suas bases.

Outra obra realizada pela equipe,  de acordo com ‘Tiãozinho’, "muito importante" foi a reforma da ponte no Ribeirão Conquistinha, na região do Catetinho, com 18 metros de comprimento. Naquele local foi substituído  o tablado de madeira por aterro com  fresa asfáltica. “Isso vai permitir a circulação de veículos com mais segurança” , destacou. 

O secretário municipal do Agronegócio Luis Carlos Saad informou que existem 133 pontes de concreto e madeira no Município, localizadas nas URAs, vicinais ou dentro das propriedades. “Todas foram cadastradas e referenciadas”, disse.

De acordo com o titular já foram reformadas 48 pontes, além de 18 edificadas em concreto. Saad lembra que a Duratex fez uma parceria com a Sagri para refazer três pontes.

Da mesma forma, o  Município  firmou parcerias com usinas com a mesma finalidade. Exemplo disto é a ponte sobre o rio Cabaçal, na divisa de Uberaba e  Veríssimo que, conforme o secretário, será reformada em parceria com a Usina  Vale do Tijuco.  

São obras importantes para o escoamento da produção, acesso às propriedades  rurais, circulação das vans escolares,  do transporte coletivo e trafego de forma geral. “ Estamos atuando em todo o Município, no entanto, resta muito ainda para fazer”, destacou Saad.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

%d blogueiros gostam disto: