Mais de 600 multas por falta do uso de máscara foram lavradas em seis meses de pandemia em Uberaba

 

Apesar de obrigatório, o uso da máscara de proteção facial nem sempre é respeitado em Uberaba (Foto/Arquivo JM)

Durante os seis primeiros meses de fiscalização ao cumprimento das medidas restritivas de enfrentamento da pandemia da Covid-19, 1.371 multas foram lavradas em Uberaba. Dessas, as autuações por falta do uso da máscara de proteção facial somam 642.

Leia também: Homem se recusa a usar máscara na “Feira da Abadia” e ameaça guardas municipais

Após sequência de flexibilizações diversas denúncias chegam à reportagem do Jornal da Manhã sobre o descumprimento da regra, relatando pessoas em diferentes pontos de Uberaba tansitando sem máscara ou fazendo o uso incorreto, como no queixo ou sem tampar o nariz. O desrespeito à regra é tamanho que muitas pessoas chegam a questionar se a medida deixou de ser obrigatória na cidade.

Contudo, novo decreto publicado pela Prefeitura Municipal de Uberaba na sexta-feira, dia 9, reforça que a medida ainda é obrigatória na cidade. O decreto nº 6.105 determina que o funcionamento de todos os estabelecimentos, sejam públicos, particulares, com ou sem fins lucrativos, é autorizado somente mediante a observação de outras medidas como a proibição de aglomeração de pessoas, permissão de apenas uma pessoa para cada dez metros quadrados e distância mínima de dois metros entre pessoas, com demarcação removícel no piso, além de controle de acesso de pessoas e preenchimento obrigatório de cadastro e adesão ao Termo de Responsabilidade Sanitária Covid-19.

Vale lembrar que o descumprimento de qualquer regra prevista no decreto municipal pode render multa de até R$ 5.700, que deve ser paga em até cinco dias úteis a partir do dia da autuação, além de estar sujeito ao enquadramento no crime de propagação de doença contagiosa.

Neste fim de semana prolongado, o primeiro dia de retomada do funcionamento da Feira da Abadia foi marcado por prisão de rapaz que ameçou guardas municipais após ser abordado pela falta de uso de máscara de proteção. Segundo o boletim de ocorrência registrado, o homem resistiu à prisão, sendo necessário o uso de força para sua contenção.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar