Mais dois casos confirmados em Uberaba

Uberaba tem neste momento três casos confirmados de coronavírus. A informação foi repassada através do boletim informativo diário da assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal, nesta tarde (21). O Brasil tem 1.128 casos confirmados do coronavírus e 18 mortes, conforme o Ministério da Saúde. A informação foi repassada através de coletiva de imprensa, também na tarde de hoje.

A Funed liberou neste fim de tarde cinco novos resultados de exames de amostras de sangue e secreções colhidos em suspeitos de Coronavírus em Uberaba e todos deram negativos.

Segundo a nota, os três pacientes confirmados se encontram com quadros clínicos estáveis.Todos fizeram a coleta e analise particular de material junto a laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde e estão isolados e sendo monitorados pela saúde municipal.

Casos confirmados
▪ Mulher, 23 anos, veio de Londres dia 09/03, apresentou coriza e dor de garganta no dia 10, ficou em isolamento domiciliar, coletou amostra particular dia 16/03, resultado liberado dia 18/03.

▪ Homem, 39 anos, viajou para São Paulo, chegou no dia 14, dia 16 teve febre e obstrução nasal e já ficou em isolamento. Coletou exame no dia 18. No momento esta assintomática. Desde o isolamento não apresentou nenhum sinal de gravidade.

▪ Homem, 28 anos, veio de Fortaleza onde ficou sete dias, retornando no dia 15 e apresentou sintomas um dia depois (obstrução nasal, febre e tosse) e já ficou em isolamento domiciliar juntamente com os familiares que o acompanharam na viagem. Esta estável sem queixas e em isolamento domiciliar conforme recomendado. Desde o isolamento não apresentou nenhum sinal de gravidade.

O quadro atual é o seguinte:
▪ 28 Notificações
✔ 16 aguardando resultado
✔ 3 positivos
✔ 09 descartados

Casos descartados hoje
▪ Mulher 76 anos, esteve em Portugal, apresentou tosse e queda de saturação. Notificada dia 13/03

▪ Mulher, 25 anos, esteve em Portugal e apresentou febre, tosse, cefaleia, mialgia e coriza. Notificada dia 13/03

▪ Mulher, 27 anos, esteve nos Estados Unidos, queixava de diarreia, tosse seca, dispneia. Notificada dia 14

▪ Mulher, 58 anos, esteve no México e Estados Unidos, apresentou coriza, tosse e mialgia. Notificada dia 14/03

▪ Mulher, 30 anos, esteve em Dubai dia 05/03 e apresentou sintomas no dia 09/03. Notificada em 15/03

Dois casos suspeitos notificados hoje
Os pacientes foram atendidos, passaram por coleta de material para análise e permanecem em observação até o momento

▪ Criança do sexo masculino, sete anos, iniciou os sintomas hoje (21/03), sem histórico de contato. Reclama desconforto respiratório, tosse seca, dispnéia e queda de saturação. Devido à queda de saturação o CIEVS recomendou colher material. Hospital São Domingos

▪ Homem, 68 anos, residente em São Bernardo do Campo, caminhoneiro. Estava em trânsito quando se sentiu mal e foi encaminhado para UPA São Benedito apresentando febre, dispnéia, queda de saturação e tosse. O paciente está com oxigênio. O responsável pela empresa à qual trabalha tenta viabilizar a transferência para São Paulo.

Para INFLUENZA H1N1
▪ Uma confirmação
✓ Homem,32 anos, ficou em Portugal, chegou em Uberaba dia 10, apresentando mal estar, tosse, dor no corpo, coriza, hiperemia ocular, placas na orofaringe e febre.

Os testes pela Rede Púbica são realizados de acordo com o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde, quando autorizado pelo CIEVS o mesmo é enviado à Superintendência Regional de Saúde que encaminha para Belo Horizonte. Desta forma o teste não é feito de forma indiscriminada.

É possível fazer o teste na rede particular e são validados os realizados por credenciados pelo Ministério da Saúde. Por enquanto Einstein, Fleury SP, Sabin, Pardini-MG e Samaritano-RJ.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar