MANIFESTO PELA VIDA E SOBREVIVÊNCIA DE TODOS

A Sociedade Civil Organizada de Uberaba – SCO, vem a público manifestar, mais uma vez, ser contrária a uma possível decretação de lockdown na cidade. A instituição reconhece os esforços do Poder Público Municipal no enfrentamento à disseminação da Covid-19, porém, destaca que os números têm deixado evidente que o melhor caminho não é o fechamento do comércio, das atividades industriais e a interrupção na prestação de serviços.

As restrições anteriormente feitas ao funcionamento do comércio da cidade geraram prejuízos irrecuperáveis às empresas e impactaram diretamente na economia da cidade e no aumento do desemprego. Com os rumores de que o Decreto em vigor poderá passar por uma reformulação nos próximos dias, a SCO declara que se mantém a favor do funcionamento das atividades econômicas em Uberaba, com a abertura responsável do comércio, indústria, e a continuidade na prestação de serviços, sempre respeitando as medidas de enfretamento e o distanciamento social.

Desde o início da pandemia, a SCO se manteve a favor da preservação da vida, com a adoção responsável de todas as medidas sanitárias possíveis para que a atividade econômica pudesse se manter em funcionamento. A cada dia, mais e mais empresários se mostram em dificuldade. Um lockdown neste momento poderá acarretar a falência de mais uma série de empresas, que estão tentando, a duras penas, sobreviver em meio ao caos já instalado.

Em diversos lugares no mundo, o lockdown provou não ser eficaz e todas as vezes que foi adotado mostrou resultados paliativos, temporários, pois, logo em seguida, surgiram novas ondas da doença, inclusive sem a diminuição do número de casos da doença.

Acreditamos que o controle da incidência de novos casos da doença pode ser feito com a adoção de medidas menos drásticas, por meio de uma fiscalização eficiente. Exigir e fiscalizar o uso da máscara, o cumprimento das regras sanitárias e o distanciamento social são ações capazes de controlar a disseminação da doença sem prejudicar a atividade econômica.

Colocar as pessoas completamente reclusas neste momento servirá apenas para propagar aglomerações familiares e, muitas vezes, clandestinas. Reforçamos, neste manifesto, nossa posição contrária a um lockdown em Uberaba e frisamos:

O COMÉRCIO, A INDÚSTRIA E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SÃO ESSENCIAIS PARA A ECONOMIA LOCAL, PARA A MANUTENÇÃO DOS EMPREGOS E PARA QUE OS SERVIÇOS PÚBLICOS CONTINUEM EFICIENTES, POIS ESTES TAMBÉM DEPENDEM DA ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS, QUE É FEITA POR TODOS NÓS. 

Uberaba, 05 de maio de 2021

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar