Meteorologista prevê ocorrência de chuvas em Uberaba para hoje

Foto/Jairo Chagas

Na manhã de ontem uma nuvem de poeira se formou em virtude do deslocamento de ventos do Sul ter “varrido” campos arados na região

Em meio à forte onda de calor, a condição climática deve mudar nas próximas horas com a chegada das chuvas em Uberaba. A previsão é do meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em entrevista na manhã de ontem ao programa Pingo do J da Rádio JM. Com isto, as temperaturas sofrem ligeira queda, porém, continuam altas, girando em torno de 37º C.

A princípio, a previsão de chuva era somente para o fim de semana na cidade, mas, segundo ele, houve alteração que antecipou esta possibilidade. “Estávamos com uma previsão de precipitação somente para o fim de semana, mas houve uma mudança na previsão meteorológica”, diz.

Segundo ele, na manhã de ontem, São Paulo já registrava áreas de instabilidade, com grande nebulosidade, que favorecia a ocorrência de pancadas de chuvas também para Uberaba e região.

As chuvas devem durar até três dias e, em seguida, a temperatura volta a se elevar, mas não tão altas como a dos últimos dias. “Já vamos ter a alta na umidade do ar e a ocorrência de mais chuvas”, diz o meteorologista.

Deslocamento de vento do Sul ‘varre’ campos arados e cria nuvem de poeira

Na manhã de ontem, Uberaba amanheceu com uma densa nuvem de poeira, que tingiu o céu de vermelho, o que chamou a atenção da população. Segundo Claudemir Azevedo, do Inmet, esta situação também era esperada devido à alteração climática.

Já a climatologista Wanda Prata explica o fenômeno. Segundo ela, houve o deslocamento do vento, vindo do Sul de Minas, próximo a divisa com o Rio de Janeiro, e também ao Sul de São Paulo, de 35 quilômetros por hora, que varreu os campos arados e levantou a poeira, chegando até a derrubar em um grau a temperatura. Além disso, há muita fumaça no ar decorrente das queimadas que atingem a região.

Ao contrário do meteorologista do Inmet, ela diz que a possibilidade de chuvas gira em torno de 10% a 15%. “Sábado pode chuviscar”, diz. Chuvas com mais intensidade, somente na semana que vem, entre os dias 13 e 15 de outubro. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: