Minas vai elaborar decreto de emergência pelos casos de dengue

A explosão de casos de dengue em Minas vai levar o governo a decretar emergência nos próximos dias. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) não detalhou como será o decreto. Em nota, confirmou que o documento está sendo elaborado e que será amplamente divulgado.

Coordenadora do curso de enfermagem das Faculdades Promove, a professora Débora Gomes Pinto observa que o aumento expressivo de casos pode estar ligado a uma acomodação da população. “É como se todo mundo tivesse desligado o alerta para a doença”, diz, ressaltando que o mosquito transmissor da doença não precisa de muita água para se reproduzir e que qualquer descuido pode permitir o surgimento de novos criadouros dentro de casa.

Em caso de decretação de estado de emergência, afirma Débora, todas as unidades de saúde de Minas Gerais, incluindo os hospitais, entram em alerta. “A dengue tem quatro subtipos, com sintomas diferentes, que em alguns casos pode causar até mesmo hemorragia”, destaca a coordenadora.

Minas tem média de 1,3 mil casos prováveis de dengue por dia em 2019 e sete mortes, conforme os dados da SES. O número de casos prováveis da doença já ultrapassou 81,4 mil em 2019. O número já é 47,2% superior a soma dos registros dos dois últimos anos. Outros 29 óbtos ainda estão sob investigação.

Com dados do "Hoje em dia" e "Estado de Minas".

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: