Montada armadilha para captura de onça-parda e filhote no Horto Municipal

Armadilha para capturar onça-parda e filhote no Horto Municipal está montada desde segunda-feira (19). A instalação do equipamento pelo biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman) Paulo César Franco foi acompanhada pelo médico veterinário e gerente clínico do Hospital Veterinário de Uberaba (HVU), Cláudio Yudi.

Trabalho de captura é orientado pelo professor e doutor em medicina veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) André Luiz Quagliatto Santos, técnico indicado para a ação pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) – órgãos são responsáveis pelo manejo da fauna silvestre nativa. Os felinos foram flagrados no Horto no início deste mês.

Para atrair os animais, foram colocados pedaços de carne e de frango no interior da armadilha e um pouco de sangue esparramado ao redor do equipamento para despertar o interesse dos carnívoros, principalmente, pelo olfato. 

Segundo o biólogo da Seman Paulo César Franco, a expectativa é de que pelo menos um dos felinos seja capturado nos próximos dez dias, embora não seja possível especificar o tempo. “Uma vez que ela adentrar e fizer contato com o alimento, ela vai pisar no dispositivo e a porta fecha. Aí, prendemos esse animal.”

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar