Monumentos Mãe Preta e Princesa Isabel vão receber reforma e manutenção

Reprodução

Busto da Princesa Isabel foi alvo de vandalismo e agora passa por processo de manutenção
A Fundação Cultural de Uberaba está realizando serviços de reparos e manutenção nos bustos da “Princesa Isabel” e “Mãe Preta”. Os bens materiais em questão são inventariados pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) e exercem papel significativo nos tradicionais festejos culturais afros uberabenses.
O busto da Princesa Isabel, localizado na Praça Santa Terezinha, bairro Fabrício, tem passado por uma série de procedimentos visando melhorias do monumento artístico. Para este fim estão sendo desenvolvidos serviços como remoção de pichações, repintura, restauração e proteção de vidro.
A obra da Princesa Isabel, na Praça Santa Terezinha, faz reverência à personalidade que assinou a Lei Áurea que aboliu juridicamente a escravidão no Brasil. O busto foi inaugurado no dia 13 de maio de 1961 e o local se tornou um referencial dos grupos que sempre estiveram envolvidos nas comemorações do dia “13 de maio” na cidade de Uberaba. No ano de 1999 o busto original da Princesa Isabel foi roubado, pelo fato de ser composto de bronze. Entretanto, devido ao valor cultural para o município, nove anos depois um novo foi edificado no mesmo local, composto de cimento trabalhado e pintado na cor do metal.
A equipe esclarece que as melhorias nos bens históricos estão sendo custeadas pelo Fundo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Fumphau), que provém de arrecadações do ICMS Cultural. Os projetos, que contam novos pontos ao município, foram aprovados por unanimidade pelo Conphau.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar