Morador denuncia situação de abandono e falta de manutenção de prédio da futura sede do Ipserv

Foto/Leitor JM

Antigo prédio onde funcionava o Jockey Centro foi desapropriado no ano passado para dar lugar à futura sede do Ipserv, mas se encontra em situação de abandono, segundo denunciante 

Morador da região central de Uberaba acionou a reportagem do Jornal da Manhã preocupado com a situação em que se encontra o prédio onde funcionava o Jockey Centro, que foi desapropriado no ano passado para se tornar a futura sede do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (Ipserv). O denunciante, que preferiu manter o anonimato, relata a falta de manutenção no local.

Na foto enviada à reportagem é possível ver muita sujeira na área, mato alto e ambas as piscinas sujas, com água parada, sendo que em uma delas, a água está até verde, fatores preocupantes para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Vale lembrar que Uberaba enfrenta risco de surto da doença, segundo o 2º Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em março e que apresentou o índice de 8,25%.

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Uberaba informou que a água das piscinas do prédio está sendo tratada e que, inclusive, a limpeza da piscina semiolímpica está programada para esta semana. A Funel ressalta que a água de ambas as piscinas do local não oferece risco à saúde, uma vez que o Centro de Controle e Zoonoses já esteve no local providenciando o tratamento correto em relação à dengue. A coloração esverdeada decorre do processo de decantação da sujeira e está ocorrendo monitoramento periódico da situação do local.

Além disso, a fundação minimiza o risco oferecido pelo mato alto, que pode favorecer o surgimento de animais peçonhentos não só no local como também em seu entorno e restringiu-se a informar que “não há urgência na poda, uma vez que o espaço está fechado para a população”. A nota ainda diz que assim que constatada a necessidade, o serviço será realizado. A Funel acrescenta que a aquisição do prédio do Jockey Centro foi realizada pelo governo anterior e os trâmites para cessão do prédio ao Ipserv e à Funel ainda não foram finalizados.

Em setembro de 2020, o prédio foi desapropriado durante a gestão do ex-prefeito Paulo Piau, visando economia de aproximadamente R$200 mil por ano com despesas de aluguel. Em fevereiro deste ano, a Funel e o Ipserv firmaram um contrato de cessão da área esportiva do antigo Jockey Club. Foi definido que a fundação pode utilizar os espaços compostos pela guarita do prédio com entrada pela rua Segismundo Mendes, estacionamentos, piscinas, vestiário, ginásio e outros. No entanto, fica por responsabilidade da Funel todos os encargos relativos à manutenção e conservação dos bens cedidos, como energia elétrica, guarda patrimonial, segurança e limpeza.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar