Moradora questiona passagem de rede de esgoto pelo Manoel Mendes

Foto/Jairo Chagas


Obra de instalação de rede de esgoto em empreendimento na avenida Nossa Senhora do Desterro passa pelo bairro Manoel Mendes 

Moradora do Manoel Mendes questiona a implantação de rede de esgoto no bairro para atender empreendimento particular que está sendo erguido na avenida Nossa Senhora do Desterro. Isto porque, para a passagem da tubulação, a praça, recém-vitalizada do conjunto, localizada na rua Aderbal Poveiro Silveiro, está sendo danificada. 

“A praça foi reconstruída há menos de seis meses e sequer pudemos desfrutar do local”, diz moradora, que prefere ter o nome preservado. Ela informa que já acionou dois engenheiros da Inter Construtora, responsável pela obra, mas recebeu apenas a informação que o questionamento seria levado para o jurídico da empresa. Segundo ela, não há autorização formal sobre a passagem do duto pela praça e sequer os moradores foram consultados. “Não foi apresentado nenhum documento aos moradores quanto a autorização para a realização da obra naquele local. E o mais contraditório é que a obra se refere a um condomínio na avenida Nossa Senhora do Desterro, ao lado do Bahamas. Bem longe da Associação de Moradores”, critica.

Ela também denuncia que a empreiteira está de posse da chave do imóvel da associação, e os moradores sentem-se violados com seu direito de uso, gozo e posse.

Ainda nesta segunda-feira, a moradora iria levar o caso ao Ministério Público. 

Empresa diz que medida foi tema de reuniões e autorizada pela associação 

O engenheiro da Inter Construtora, Leandro Henrique Cardoso, informa que a passagem da tubulação pela praça atende reivindicação dos moradores do entorno da praça, temerosos que a implantação fosse feita pela rua, por oferecer risco às árvores. “Tudo foi conversado com os moradores e tivemos autorização da Prefeitura e da Codau”, diz.

Ele diz que também tem um documento assinado pelo presidente da Associação dos Moradores do Manoel Mendes que autoriza o serviço. “Houve este entendimento, que foi de comum acordo”, diz. Além disso, o engenheiro explica que o imóvel da associação está sendo ocupado apenas para guardar os aparelhos de ginástica que foram retirados da praça para a execução do serviço e serão recolocados com o fim da obra. “Vamos revitalizar novamente a praça após a implantação desta tubulação”, garante. 

Em nota, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) esclarece que a obra atende empreendimento próprio da Inter Construtora. Inicialmente, segundo a autarquia, o emissário de esgoto passaria pela avenida Nossa Senhora do Desterro. Mas, a pedido dos próprios moradores, o traçado foi alterado. E para este processo, confirma que houve a mobilização junto a Prefeitura de Uberaba e da Codau. Com isso, a tubulação vai passar pela parte de terra da praça e por baixo dos equipamentos de ginástica, que serão recolocados assim que a obra for concluída.

Para esta decisão, a Codau também assegura que houve reunião na praça com a presença dos técnicos, moradores e da Associação de Moradores do Bairro Manoel Mendes. Ainda segundo a autarquia, esta foi a forma que os moradores escolheram, consensual, para a implantação da tubulação, pois queriam evitar o dano às árvores e à avenida Nossa Senhora do Desterro. A maior parte do traçado é na terra e não está havendo supressão de árvores. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar