Mudança da Guarda Municipal para a Estação Mogiana aumentará a segurança no local

A sede da Guarda Municipal de Uberaba (GM) deixará de ser na Praça Doutor Jorge Frange e irá migrar para o antigo prédio da Estação da Mogiana, na Praça Doutor José Pereira Rebouças, ao lado do Arquivo Público de Uberaba.

O projeto da reforma do prédio está em fase de licitação, de acordo com o secretário da Secretaria de Defesa Social (SDS), Wellington Cardoso.

Segundo o secretário, a Guarda se estabelecerá no local quando a reforma estiver concluída. Ele pontua que a segurança naquela região será um dos reflexos positivos da mudança da GM para o local.

Continua depois da publicidade

Em 2019 a Prefeitura de Uberaba assinou convênio com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), atual VLI (Valor da Logística Integrada), que cedeu o principal prédio da antiga Mogiana para uso das atividades e serviços prestados pela Secretaria, que incluirá a transferência da sede da Guarda Municipal para o mesmo local. 

A parceria concede ao município o uso do espaço por 20 anos podendo ser renovado. 

O complexo da Mogiana tem grande relevância histórica para Uberaba. A chegada do trem de ferro em Uberaba em 1889 foi significativa para o desenvolvimento econômico da cidade. Trata-se de locomotiva a vapor importada da Inglaterra pela Companhia Mogiana. Em 1993, a Maria Fumaça foi tombada pelo Município e hoje é patrimônio histórico de Uberaba.

Leia também: Reforma da Praça da Mogiana em Uberaba custará cerca de R$ 371 mil 

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar