Encontro
Uberaba e Região

Mulher gestante tem dificuldade de fazer pré-natal na rede pública

Por: Rádio JM 730 AM 11/02/2018 1:30

Foto/Reprodução 

Gestantes que pretendem fazer o pré-natal pelo SUS devem inicialmente procurar a unidade básica mais próxima de casa para os encaminhamentos
Gestante enfrenta dificuldades para agendar consulta para o pré-natal. Thassiana Maria Dorneles diz que está grávida de oito semanas, mas não sabe precisar o tempo de gestação, pois não consegue agendar a consulta. Ela fica preocupada com a situação, pois no final do ano passado sofreu um aborto.

Segundo Thassiana, desde que descobriu a gravidez procurou diversos locais para agendar a consulta. Esteve no Hospital de Clínicas, no Mário Palmério Hospital Universitário e na Unidade Básica de Saúde do bairro Beija-Flor. “Nos hospitais me disseram que não fazem pré-natal e na unidade de saúde a informação que tive é que não tinha vaga, e nem mesmo sabiam quando teria alguma. O que me deixou preocupada, pois já tive um aborto”, afirma.

Diante da situação, o Jornal da Manhã buscou os locais citados para esclarecimento, e partir disso orientar as gestantes de forma geral sobre como proceder no pré-natal por meio do Sistema Único de Saúde. De acordo com a nota enviada pelo Mário Palmério Hospital Universitário, para o agendamento de consultas do SUS, a paciente precisa primeiro procurar uma UBS e a Rede SUS poderá encaminhar, conforme demanda.

Quanto ao Hospital de Clínicas, o posicionamento foi o mesmo. De acordo com a nota enviada, em casos de mulheres com gestações de alto risco, o atendimento inclui Uberaba e os municípios da região Triângulo Sul. Há ainda uma cota de 20 gestantes, de risco habitual, por mês apenas para Uberaba. Inclusive, para gestantes que não se caracterizam como de alto risco, é necessário o referenciamento pela Secretaria Municipal de Saúde.

Por sua vez, a Secretaria Municipal de Saúde diz que quando a usuária esteve na unidade foi informada que não havia vaga para consulta e que deveria retornar na semana seguinte para fazer o agendamento. Contudo, a consulta de Thassiana já foi agendada para o próximo dia 20. 

Postado originalmente por: JM Online

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: