Mulheres vítimas de violência poderão acionar Guarda Municipal através de aplicativo

Foto/Gisele Barcelos

Prefeitura lança aplicativo de celular para socorro a vítimas de violência doméstica, nesta terça-feira (29). A ferramenta é acionada por mulheres ao se sentirem ameaçadas e comunica imediatamente a Guarda Municipal para atender a ocorrência.

Segundo o presidente da Codiub, Dênis Silva, o aplicativo estará disponível a partir da próxima semana para celulares Android e os últimos preparativos estão sendo feitos para o lançamento da ferramenta para aparelhos de sistema IOS.

Após baixar o app no celular, Dênis explica que será preciso um cadastro do usuário com a apresentação de um boletim de ocorrência ou medida protetiva que será validada pela Guarda Municipal. "É um precaução para evitar que o aplicativo seja acionado de forma equivocada", manifesta.

Finalizado o cadastro, a vítima poderá pressionar um botão e acionar o Guarda Municipal, que receberá a localização exata da vítima. Também poderão ser gravados e enviados áudios para serem ouvidos pelos guardas.

Silva posiciona que o aplicativo desenvolvido pela Codiub é diferente de ferramenta lançada pelo Estado. Ele explica que o app do governo mineiro comunica três familiares ou amigos da vítima para que eles relatem a situação à autoridade policial, enquanto a plataforma apresentada pela Codiub já aciona diretamente a Guarda Municipal para dar agilidade no atendimento às mulheres em situação de risco.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar