Município define nesta semana como serão as matrículas escolares para 2021

Pais e responsáveis estão preocupados e atentos para garantirem as vagas escolares para os filhos na rede municipal. 

Alguns procuraram a redação do Jornal da Manhã com um formulário que está sendo distribuído, indicando que seria necessário fazer um cadastramento escolar diretamente nas instituições de ensino no caso das educação infantil e fundamental ou pelo site geral do programa. 

“Procuramos as escolas, mas não nos deram nenhuma explicação concreta sobre o assunto. Não sabemos ainda como será o próximo ano e como vamos matricular nossos filhos e nem se este documento que está distribuído valerá alguma coisa”, argumenta uma mãe. 

A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação, que por meio de nota explicou que assinou um termo de cooperação de parceria com a Superintendência Regional de Ensino para um cadastro escolar único, entre escolas municipais e estaduais. Esse cadastro unificado é uma diretriz do Conselho Nacional de Educação de cooperação mútua.

Segundo a secretária de Educação Silvana Elias, o município está com dificuldade para seguir o calendário do Estado, visto que por conta do Plano de Estudo Tutorado (PET), eles começaram 30 dias depois da rede municipal, e para garantir as 800 horas exigidas pelo Conselho Nacional de Ensino, a rede estadual terá que encerrar esse trabalho remoto no final de janeiro de 2021. "O principal motivo do calendário do município não coincidir com o do Estado é a questão do oferecimento das atividades, o que foi cumprido pela rede municipal que conseguirá encerrar o calendário escolar esse ano", pontua. 

"Definiremos nesta semana se caminharemos com o Estado ou seguiremos com nosso próprio calendário. Pois o calendário do Estado não nos atende. Pais e responsáveis não precisam se preocupar que divulgaremos todas as diretrizes necessárias para a matrícula de 2021 dos alunos da rede de ensino municipal e aqueles pais que já fizeram as matrículas também não precisam se preocupar! Qualquer decisão divulgaremos amplamente".


Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar