Municípios da região adotam medidas de segurança no combate à pandemia da Covid-19

Em Conquista, três casos suspeitos para Covid-19 estão em investigação. Em vídeo na página oficial da município, a secretária de saúde, Valdilene Rocha Costa Alves, destaca que os exames já foram realizados e que a cidade está aguardando dos resultados. “A cidade estabeleceu decreto para combate à Covid-19 e, por isso, todo o comércio deve permanecer fechado.

Essa é uma ação preventiva que nos ajuda a manter o melhor isolamento social à população. Gostaríamos de agradecer a todos que estão atendendo as orientações e aqueles que porventura não estão, que façam uma reflexão sobre qual tem sido a sua contribuição no combate à Covid-19”, esclarece.

Ainda de acordo com a secretária, a medida não é exagerada e as autoridades sanitárias em Conquista vão intensificar as fiscalizações nos estabelecimentos comerciais. “Estamos fazendo tudo conforme todos os resultados de base científica, que é o que nos fortalece a manter o isolamento social. As autoridades sanitárias estão aptas e orientadas a fazer fiscalização e, em caso de desobediência, estão autorizados à cassação do alvará”, aponta.

Valdilene também conta que as vigilâncias sanitária e epidemiológica e o comitê de enfrentamento da Covid-19 de Conquista estão programando uma ação preventiva de desinfecção de superfícies das ruas.

Em Campo Florido, a situação não é muito diferente. A cidade tem três casos prováveis em investigação para Covid-19. De acordo com o prefeito da cidade, Renato Soares de Freitas, as medidas adotadas preventivas, pensando na saúde, já abalam a economia do município, que é basicamente oriunda do agronegócio.

“Definimos através do comitê de enfrentamento a instituição de barreiras sanitárias, a restrição do funcionamento dos estabelecimentos comerciais, dos órgãos públicos e também dos serviços essenciais. Iniciamos a higienização nos locais de grande circulação de pessoas e nos locais públicos como as praças, pronto atendimento, Unidades Básicas de Saúde e outras repartições. Sabemos que a saúde financeira dos comerciantes e do município está abalada, mas a vida das pessoas deve vir em primeiro lugar, por isso estamos tentando assegurar, com essas medidas, que tenhamos o mínimo possível de pessoas acometidas pela doença, tendo em vista que dependemos dos leitos de Uberaba”, destaca o prefeito.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar