Anuncie
Uberaba e Região

Mutirão da Limpeza já recolheu 59 toneladas de lixo só este ano

Por: Rádio JM 730 AM 08/04/2018 0:30

Desde o começo dos trabalhos, em fevereiro, Mutirão da Limpeza promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemia, já recolheu mais de 59 toneladas de lixo em 68 caminhões cheios até quinta-feira (5). Foram sete toneladas e dez caminhões recolhidos desde o último balanço, dia 29 de março.
Dois caminhões percorrem os bairros e agentes avisam com antecedência para os moradores recolherem materiais que podem ser criadouros do Aedes. O mutirão acontece das 7h às 13h e gradativamente são incluídos novos bairros, seguindo o índice de infestação e a predominância de criadouros primários, relacionados ao lixo. Entulhos e eletroeletrônicos não são recolhidos.
Na sexta (6) e sábado (7), o mutirão percorreu o bairro Abadia e nesta semana o alvo será o bairro Nossa Senhora Aparecida, de acordo com Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias. “Durante esta semana que se inicia, teremos o LIRAa. Então, precisamos direcionar os trabalhos para conseguir atender sem prejudicar os trabalhos do mutirão e do fumacê, que vai começar um novo cronograma de quatro ciclos semanais”, explica Lara.
O LIRAa é o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, metodologia de trabalho que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses. É a partir dos dados do LIRAa que é possível identificar os criadouros predominantes e verificar a situação de infestação do município, além de permitir o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas, como no caso do mutirão e do fumacê. As visitas do LIRAa acontecem no período das 7h às 13h40, entre os dias 9 e 13 de abril.

Postado originalmente por: JM Online

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: