Mutirão faz 19 cirurgias em crianças no Hospital de Clínicas

Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, realizado no Hospital de Clínicas, atingiu resultado esperado e novos mutirões já estão agendados. Conforme balanço divulgado, foram realizadas 19 cirurgias em pacientes até 13 anos de idade de Uberaba e região, o que contribuiu sobremaneira para a redução da fila de espera.
Essa foi a primeira vez que o HC/UFTM participou do Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança. A maioria das intervenções foi de hérnia dos tipos umbilical ou inguinal. Também houve um caso de remoção de cisto sebáceo. Inicialmente, haviam sido selecionados 21 pacientes, entretanto, dois apresentaram sintomas de gripe no dia do mutirão e não puderam realizar o procedimento. Eles serão reagendados com prioridade, assim que se recuperarem.
“O hospital vem seguindo a linha do Ministério da Saúde de promover mutirões naquelas áreas que a demanda está reprimida e existe fila de espera. Além deste que realizamos recentemente com as cirurgias pediátricas, já promovemos e vamos realizar outros em áreas específicas”, explica a gerente de Atenção à Saúde, Geisa Perez Medina Gomide.
O próximo mutirão será no sábado (12), quando serão realizadas cerca de seis cirurgias de oncologia ortopédica em adultos, zerando assim a fila desse tipo de procedimento. “Quase todos os sábados estamos realizando cirurgias eletivas relacionadas a ortopedia, que não estão se encaixando durante a semana, e isso tem ajudado bastante na espera. Enfim, como são várias demandas, as equipes vão se organizando, inclusive deverá ser agendado mais um mutirão de cirurgia pediátrica, sendo que a data ainda será definida”, revela.
Todos os participantes do Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança passam bem e já receberam alta. A média de duração de cada cirurgia foi de 35 minutos. O hospital reservou quatro salas de cirurgia exclusivamente para o mutirão, além de três cirurgiões, quatro residentes, quatro anestesistas, quatro instrumentadores e aproximadamente 30 profissionais de enfermagem.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar