Negritude Junior fecha amanhã na praça da Abadia projeto de consciência negra

Grupo de pagode “Negritude Junior” estará em Uberaba nesta sexta-feira (14), às 20h, na Praça da Abadia. O show fecha o projeto “Negro, Afirmação e Consciência: Um Grito de Liberdade”, desenvolvido pela Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial da Fundação Cultural de Uberaba, com verba da Fundação Palmares. O encerramento do projeto também contará com atividades culturais durante todo o dia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Amanhã, dia 14, a partir das 14h, a Praça da Abadia será palco de apresentações artístico-culturais da Companhia Municipal de Dança, do Grupo Gê Percussão e do Grupo Capoeira. Alunos de escolas municipais farão parte das atividades. A abertura será com show da banda Axé Uai.

A coordenadora de Políticas Públicas de Igualdade Racial, Carmen Amâncio, diz que “temos a sensação de dever cumprido e de que conseguimos transmitir para a sociedade a verdadeira história do povo afrodescendente nesse projeto. As ações tinham o objetivo de construir cada vez mais políticas públicas culturais e de promoção à igualdade racial. Acreditamos que, dessa forma, a sociedade não discrimine o negro e não mantenha o racismo, valorizando o negro e sua cultura. O negro hoje precisa de reconhecimento, valorização e condições para pleitear os seus direitos”.

Quem estiver presente também vai conhecer de perto a cultura dos turbantes, penteados, além de apresentação da companhia “Bumba Meu Boi”, casa de São Benedito, oficina de Hip Hop com o rapper Toi e o projeto “Circo do Povo na Praça”. A Feira do Empreendedorismo Negro estará presente com comidas típicas, artes plásticas, vestuário, acessórios, artigos religiosos, estética, tranças e penteados.

Na programação também haverá declamação de poemas com Wellington Sabino, desfile “Afro Show” da Agência Assis Model’s e apresentação musical com Thiago Neves. O encerramento do projeto também contará com homenagem às mulheres negras. Para isso, será entregue a medalha “Maria Carolina de Jesus” às dez homenageadas. Depois, o show da banda Negritude Junior fechará a noite.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar