Novembro Azul vai disponibilizar consultas e exames aos sábados

Jairo Chagas

Basta levar o documento da pessoa, pois somente atendimentos agendados serão realizados aos sábados
Começa nesta semana mais uma edição da campanha Novembro Azul, destinada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além de atividades nas unidades de saúde, terá agendamento de exames e consultas, que serão realizadas em quatro sábados. Já os agendamentos podem ser feitos, por qualquer pessoa, de segunda a sexta-feira, nas unidades.

A campanha tem o intuito de chamar a atenção dos homens para que façam o exame, que é oferecido o ano todo em algumas unidades de saúde do município. De acordo com a chefe do Departamento de Atenção Especializada, Sheron Helen da Silva, os agendamentos começam no dia 1° de novembro. Os exames poderão ser agendados para os dias 11 e 25 de novembro, na Unidade Regional de Saúde São Cristóvão e 2 e 9 de dezembro, na Unidade Regional de Saúde Boa Vista.

“Decidimos pelo sábado para facilitar a ida dos homens, por conta do trabalho. Nesta consulta, será feito o exame de PSA e o toque retal com um médico urologista, depois será agendado o retorno para análise do exame, que será encaminhado diretamente ao médico. Inclusive, este ano, mudamos a sistemática, pois muitos homens que receberam o PSA e viram que estava tudo certo, não retornaram para o exame de toque retal, o que gerou preocupação, pois o PSA não substitui o toque”, explica.

Sheron lembra que qualquer pessoa pode fazer o agendamento, durante a semana para o homem, basta levar o documento da pessoa que será consultada. Somente os atendimentos que forem agendados serão realizados aos sábados. Além disso, durante todo mês da Campanha Novembro Azul serão realizadas atividades de conscientização nas unidades.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: