Ordem de serviço para construção do ambulatório pet é assinada

Foi assinada na manhã desta segunda-feira (22), a ordem de serviço para o início da reforma do canil da Zoonoses e da construção da Unidade Básica de Saúde Animal. O complexo voltado para os animais será o primeiro do tipo na região do Triângulo Mineiro e o canil contará também com baias para animais de grande porte. A documento foi assinado pelo prefeito Paulo Piau, juntamente com os secretários de Saúde, Iraci Neto, e de Serviços Urbanos e Obras, Claudio Junqueira.

A estrutura atenderá crescente demanda da população de Uberaba. Toda a prestação de serviço será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias. O projeto está orçado em R$498.055,75 e a previsão é que a obra seja concluída em cinco meses.

O local contará com procedimentos ambulatoriais e de castração cirúrgica, com salas de pré e pós-operatório, leitos de observação, com mais baias para receber animais com suspeitas de contaminação ou doenças contagiosas, assim como revitalização das já existentes. De acordo com o titular da pasta, Iraci Neto, os serviços serão voltados para os uberabenses que não têm condições de custear um tratamento aos seus animais.

“Este projeto é voltado para o bem-estar e a causa animal, principalmente os animais de pequeno porte como cães e gatos da nossa cidade. Teremos duas baias destinadas a animais de grande porte, ampliando os atendimentos a serem realizados”, explica o secretário Iraci Neto.

O prefeito disse considerar a obra do ambulatório animal importante para o Município, tendo em vista sua utilidade pública e uma responsabilidade relacionada no rol de atribuições da Secretaria de Saúde o trabalho com os pets por meio da Zoonoses. "Este projeto já vem de muito tempo e agora será concluído atendendo aos anseios da comunidade”, citou.

A proposta do Município, conforme o secretário, é atuar de maneira integrada com as secretarias municipais, sociedade civil organizada através das ONGs que cuidam dos animais de rua, Ministério Público de Minas Gerais e população de forma geral.

Canil – Anexo à Unidade Básica de Saúde Pet, o canil está sendo reformado. Conforme o secretário, o local será destinado para recuperação pós procedimentos médicos e acolher o cão até adoção consciente.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar