Paciente que morreu de tuberculose no Hélio Angotti é testado para coronavírus

Fotos/Divulgação Redes Sociais

Circula pelas redes sociais neste domingo fotos e informações de que Uberaba teria a primeira morte pela Covid-19. Nas imagens é possível ver profissionais de uma funerária com roupas especiais para se precaverem de possível contaminação. A mensagem que acompanhava as imagens explicava que um homem de 40 anos teria dado entrada no Hospital Hélio Angotti na noite de sábado (21) com intensa falta de ar. Ele foi diagnosticado com tuberculose. O paciente teria ido diretamente para a Unidade de Terapia Intensiva do hospital, onde veio a óbito no mesmo dia. Os familiares do paciente relataram aos profissionais de saúde que o homem apresentava outros sintomas, que poderiam ser da doença causada pelo novo coronavírus

Diante da repercussão do caso, a Funerária Magalhães, que aparece nas imagens, foi às redes sociais para explicar que a paramentação dos profissionais é praxe, sobretudo em tempos de pandemia. “A Funerária Magalhães vem a público esclarecer que está circulando uma mensagem de falso conteúdo alegando que prestamos serviços funerários a falecimento por Covid-19 em Uberaba, o que não é verdade, pois não houve exame a confirmar neste sentido. Informamos ainda que os trajes que aparecem nas fotos estão sendo utilizados por nossa equipe em todos os falecimentos, por questão de segurança e precaução. Estamos atentos à atual situação de pandemia e tomando as devidas providências, atendendo a requisitos da Secretaria de Saúde. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do nosso telefone 3333-3139. Agradecemos a compreensão de todos”, diz a nota, na íntegra. 

A assessoria de imprensa do Hospital Hélio Angotti também não confirma que o caso seja de Covid-19. À reportagem, o hospital informou que “o paciente deu entrada na instituição com investigação de Tuberculose, veio a óbito e, por apresentar sintomas que se assemelham também à Covid-19, foram realizados exames específicos para este fim”. Ainda de acordo com o HHA, a Secretaria Municipal de Saúde foi notificada ainda na noite de ontem sobre o caso e a realização do exame para o novo coronavírus. 

A reportagem acionou também a assessoria de imprensa da SMS sobre o assunto e aguarda posicionamento. Profissionais da Saúde em Uberaba realizam trabalho nas ruas da cidade para monitorar o cumprimento das determinações dos governos municipal e estadual para que a população permaneça em casa. 

Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado na manhã deste domingo, são 30 notificações ao total em Uberaba. Além dos três casos positivos para a Covid-19, incluindo os dois divulgados ontem, 18 ainda aguardam resultado e 9 foram descartados. O boletim não incluía a notificação feita pelo HHA – apresentava a informação de uma criança de um ano de idade atendida no Hospital São Domingos e de uma mulher de 50 anos proveniente de Conquista, internada desde o dia 19 com infecção grave no trato urinário.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar