Pandemia diminui movimento no Hospital da Criança em Uberaba

Foto/Jairo Chagas


Com isolamento e suspensão das aulas, houve redução de doenças em pacientes pediátricos atendidos no Hospital da Criança

Hospital da Criança registra baixa demanda de pacientes por conta da pandemia. A informação é da diretora, a médica pediatra Ana Paula Bosi Ribeiro Ferreira. “O hospital está até mais tranquilo do que a gente previa”, informa. 

De acordo com ela, a pandemia diminuiu o fluxo de pacientes. A situação pode ser decorrente da suspensão das aulas, que minimizou a transmissibilidade de doenças pediátricas, principalmente do quadro respiratório. Hoje, o Hospital da Criança atende um terço do que atendia no mesmo período do ano passado. Além disso, as internações, que ocupavam 80% da capacidade dos leitos, caíram para 20%.

Por outro lado, a médica informa que houve aumento do número de atendimento de casos envolvendo acidentes domésticos. As maiores demandas são para trauma, intoxicação, queda, queimaduras e até negligência dos pais.

A diretora informa que, com a retomada das aulas, é possível que o movimento triplique. “Já estamos até nos preparando para esta demanda, porque a criança que ficou em casa tem propensão a pegar outras viroses”, adianta.

Em relação à Covid-19, a demanda é bem pequena, até pelo fato de crianças não serem tão suscetíveis à doença. “Os casos suspeitos chegam de forma muito branda e grande parte dos pacientes pode ser acompanhada em casa, já que em criança os sintomas são bem leves”, explica. No entanto, todos os casos são notificados à Secretaria Municipal de Saúde. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar