Pandemia faz reduzir número de divórcios extrajudiciais na cidade

Pandemia impactou a quantidade de divórcios extrajudiciais em Uberaba. A cidade contabilizou 83 divórcios extrajudiciais em 2020, segundo levantamento do Conselho Notarial do Brasil de Minas Gerais (CNB-MG).

De acordo com os dados do CNB-MG, o número é menor que o contabilizado no ano anterior. Em 2019, foram 97 divórcios extrajudiciais formalizados no município.

Em 2020, os meses com maiores números de divórcios foram maio (10) e setembro (13). Somente no segundo semestre houve 46 divórcios. O número também está abaixo do que foi registrado em 2019, quando foram 51 nos últimos seis meses.

Para o CNB, o fato da quantidade não ser superior a 2019 está relacionado à pandemia. A interrupção dos serviços nos cartórios nos meses de março e parte de abril, além das medidas restritivas adotadas nos meses seguintes para a manutenção do distanciamento social, dificultou os atos de iniciativa dos casais. Além disso, só no dia 26 de maio do ano passado foi iniciada a prática de atos de forma on-line, autorizadas pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio da plataforma e-Notariado. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar