Pandemia reduz drasticamente a doação de órgãos para transplantes

Foto/Jairo Chagas

Coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HC, Ilídio Antunes de Oliveira Júnior

A pandemia impactou no volume de doação de órgãos e tecidos para transplantes, conforme afirma o coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HC, Ilídio Antunes de Oliveira Júnior.

 

De acordo com ele, o primeiro trimestre do ano houve crescimento de 15% no volume de doações, o que gerou grande expectativa para 2020. Porém, com o advento da pandemia, toda estratégia para a captação teve de ser alterada, mudando ainda toda a logística dos transplantes. Conforme esclarece, 97% das empresas aéreas, que também transportam órgãos, interromperam as atividades. “É uma logística incrível que foi prejudicada”, diz.

Continua depois da publicidade

Além disso, os doadores tiveram que ser testados pela Covid-19, para evitar uma possível contaminação do receptador. Com isso, a queda no número de doações foi de 15% nos meses de abril, maio e junho.

 

Ilídio Antunes também revela que a pandemia reduziu o número de acidentes de trânsito, cuja maior parte das vítimas tem morte encefálica. “Com a pandemia, as pessoas ficaram mais em casa, o que felizmente diminuiu os acidentes de trânsito, mas também impactou no número de transplantes”, diz o médico, informando ainda que houve queda nas mortes por acidentes vasculares cerebrais. “Estes fatores reduziram a quantidade de órgãos para transplante”, diz.

Em relação às córneas, a captação foi interrompida para transplantes eletivos, ou seja, aqueles programados, mantendo-se apenas as doações de urgência, resultando em uma redução de 70% a 80% no volume de doações.  Consequentemente, houve um aumento na fila de espera para doações de córneas.

O médico diz que aguarda mudanças nas normativas para doações de órgãos pelo Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde, para que a situação seja revertida.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar