Patrulha Maria da Penha fez 106 atendimentos em 2020 na cidade

Com o intuito de auxiliar as mulheres vítimas de violência doméstica e evitar que as agressões voltem a acontecer, foi criada a Patrulha Maria da Penha em Uberaba. A iniciativa é gerenciada pela Guarda Municipal (GM) e surgiu em outubro de 2020. Segundo o comandante da GM, Marcelo Neves, o trabalho vem apresentando resultados positivos e é dever da corporação atuar nesses casos. 

"Não só pode atuar como deve, a Guarda instituiu no final do ano passado a Patrulha Maria da Penha, essa patrulha trabalha em conjunto com a Casa da Mulher Brasileira, que é recém-criada também, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, que acompanha essas mulheres vítimas de violência”, contou. Ainda conforme Neves, 106 atendimentos foram realizados de outubro até dezembro. 

“É um trabalho muito bem identificado e proveitoso, porque a mulher precisa de uma estrutura, precisa do município, precisa de assistência social, de psicólogo. A pessoa que agrediu também, porque geralmente ele não fica preso, vai responder a um processo. Diante disso, lançamos a visita preventiva para aquelas mulheres que já estão no sistema e que às vezes têm medo de registrar novamente”, explicou. 

Sobre o funcionamento da patrulha, o comandante ainda pontua que é um trabalho de checagem das medidas restritivas.

"Na medida restritiva, temos aquela onde o companheiro já não pode mais chegar perto dela, então é passado  telefone da Guarda, ela ligando, ela terá prioridade e se for notado que esse cidadão está cometendo alguma agressão ou não está cumprindo a medida , ele é preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Plantão. Trabalhamos com a Delegacia da Mulher, que já está junto conosco”, finaliza.

Marcelo Neves ainda conclui que o trabalho da patrulha está conseguindo passar confiança para as mulheres para que em caso de algum problema elas acionem os serviços de segurança. A Patrulha Maria da Penha pode ser acionada através do número 153, o número da Polícia Militar também está disponível, 190.  


Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar