Paulo Piau recebe executivo para prestação de contas

 

Foto/divulgação PMU/ André Santos 

O prefeito Paulo Piau fez no fim da tarde desta quinta-feira (3) uma prestação de contas de seus dois mandatos à frente do Executivo Municipal (2013/16 – 2017/20), aos vereadores de Uberaba. Integrantes do primeiro escalão do governo e alguns dos parlamentares recém-eleitos em 15 de novembro também participaram do encontro, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo.

Piau começou a demonstração relembrando fatos importantes que marcaram a época em que assumiu a Prefeitura pela primeira vez até hoje. De 2013, até então, ocorreu greve geral; falta de repasses do governo do Estado; recessão econômica; a reeleição dele, ocorrida em primeiro turno na eleição de 2016; impeachment da presidente Dilma Roussef, greve de caminhoneiros, pandemia da Covid-19, dentre outros acontecimentos.

Entre as ações apresentadas por Piau, ele destacou o planejamento estratégico. Reforçou que a consultoria contratada junto a Fundação Getúlio Vargas foi determinante para a implementação de ações em sua administração.

O projeto Intervales, o Geopark, a Cidade Tecnológica, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a Planta de Amônio/Fábrica de Uréia e as parcerias público privadas da iluminação pública, energia fotovoltaica e resíduo sólido são exemplos de ações planejadas e de retorno a longo prazo para a cidade, destacou Piau.

O prefeito lembrou da criação da Agência de Desenvolvimento do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba que trará grandes resultados não apenas para Uberaba, mas também para outras cidades da região. No total, 70 prefeituras fazem parte dessa agência.

Na atual administração foram desenvolvidas várias ferramentas para aprimoramento da gestão.

Na demonstração aos parlamentares, Piau ressaltou a revisão e adequação do Plano Diretor de Uberaba, adequação do Plano Diretor de Peirópolis, Plano Diretor da Intervales, Plano Diretor do Rio Grande (Uberaba) e Plano Diretor da Fazenda Modelo.

O prefeito demonstrou que nos últimos oito anos, a cidade cresceu 25% em termos urbanos.

Na Educação, o orçamento aumentou 169%, com a entrega de 16 escolas e 55 escolas reformadas, além de ações para distribuição da merenda escolar e o crescimento da escola em tempo integral.

Na Saúde, o orçamento cresceu 103% e Piau destacou a entrada em funcionamento do Hospital Regional, único dos nove construídos no Estado que está em atividade. Tiveram grande atenção projetos da área de atenção à saúde mental, saúde bucal (premiada entre as melhores de Minas), prevenção e tratamento à hipertensão e diabetes. Foi implantado o prontuário eletrônico, nove unidades de saúde foram construídas e outras quatro serão entregues. A saúde animal também recebeu muito investimento, como o Castramóvel (são três) e o laboratório de saúde animal.

O projeto Cidade Vigiada, criado pela Codiub, com a instalação de 120 câmeras em toda a cidade, também foi apresentado aos participantes da reunião.

No Desenvolvimento Social, Piau apresentou entre outras ações o atendimento a mais de 5 mil moradores de rua e a conquista da sede própria para a SEDS.

Vários eventos esportivos foram realizados em Uberaba, além da criação do Centro de Iniciação Esportiva, no Bairro Beija-Flor, 45 km de ciclofaixas foram implantadas e 59 academias ao ar livre instaladas. Atletas de Uberaba tiveram atendimento médico e mais de 120 cirurgias foram realizadas.

Projetos culturais promoveram os artistas locais, como os eventos da Concha Acústica. Foram criadas a Orquestra Municipal e a Orquestra Jovem.

A Feti, que atendeu mais de 12 mil jovens e desses, mais de três mil foram para o mercado de trabalho, agora tem a sua sede própria.

Piau mostrou o trabalho de revitalização de importantes trechos urbanos e a instalação da iluminação de LED, atualmente em aproximadamente 70% da cidade houve troca de luminárias.

Construção de novos eixos urbanos e a realização de mais de 160 obras de canalização foram demonstradas. A reforma de 33 praças, com 16 delas recebendo brinquedos, foi apresentada pelo prefeito.

Nos oitos anos de gestão de Paulo Piau, acontece a conclusão do BRT, com os terminais Leste/Oeste/Sudeste e Sudoeste.

O prefeito demonstrou também, que hoje a cidade conta com 99% do seu esgoto tratado e coletado.

Foram demonstradas realizações na Agricultura, com o apoio à agricultura familiar. E no Meio Ambiente, Uberaba é uma das poucas cidades que podem hoje emitir licença ambiental.

No setor de desenvolvimento, mais de R$ 4 bilhões foram conquistados em investimentos com a geração de 18 mil empregos. Um dos destaques foi a implantação da Cervejaria Petrópolis, que investiu mais de R$ 1,2 bilhão.

“Quero agradecer aos uberabenses e desejar a nova prefeita que ela faça o melhor. Com uma boa administração quem ganha é o povo de Uberaba”, frisou Paulo Piau.

O prefeito ainda comentou sobre o período de transição. “Todas as informações estarão disponíveis para a próxima gestão. Não vamos sonegar nenhum dado”, garantiu Piau.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar