Piquenique promove interação de famílias de autistas de Uberaba

 

Piquenique de Conscientização ao Autismo acontecerá neste domingo (7), das 9h às 13h, no Espaço de Lazer Infantil da Associação Brasileira de Criadores de Gado Zebu (ABCZ). Essa é a quinta edição do evento, promovido pelo Grupo de Apoio aos Autistas Laço Azul – entidade que oferece suporte, terapias e oficinas direcionadas aos autistas em Uberaba.

A presidente, Daniela Chaves, diz que o intuito do piquenique é promover uma interação entre as famílias e toda a comunidade, visando o processo de inclusão.

Piquenique também vai chamar a atenção da população sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e as implicações na vida da família e da sociedade, como um todo. “Haverá distribuição de material explicativo ao público presente”, adianta Daniela.

Ela ainda explica que o distúrbio é muito complexo e envolve fatores biológicos e de desenvolvimento, sendo caracterizado por anormalidades sociais, desordens da comunicação e padrões estereotipados e repetitivos de comportamento, interesses e atividades. Pode ser de grau leve a elevado e se manifesta nos primeiros anos de vida, com diagnóstico entre 2 e 5 anos.

Daniela Chaves esclarece que as taxas de autismo vêm aumentando em quase 120% desde 2000. As estatísticas apontam um autista para cada 59 habitantes. Os meninos são mais afetados, sendo a proporção de 4,2 meninos para cada menina. “Cerca de 1% da população mundial tem autismo. O Brasil apresenta estudos epidemiológicos escassos e não confiáveis, mas a estimativa é de dois milhões de brasileiros”, afirma.

Para o piquenique, cada família levará um lanche, mas também será ofertada salada de frutas, cachorro-quente, pipoca e algodão-doce. Além da estrutura fixa já existente no parque infantil – como escorregadores e balanços –, outros brinquedos infláveis estarão à disposição das famílias. Haverá, ainda, apresentações musicais das crianças, oficinas de circo, prática de esportes, bazar de itens do Laço Azul, presença de super-heróis, palhaço, entre outras atrações. “Queremos reunir um grande público e realizar uma grande confraternização”, finaliza.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: