Pix entra em operação, mas ainda não substitui o cartão de crédito, diz CDL

Sistema de pagamento instantâneo, o Pix entrou em operação nesta segunda-feira (16) em todo o País. A partir de agora, pessoas e empresas com conta corrente, poupança ou conta de pagamento pré-paga em uma das 762 instituições aprovadas pelo Banco Central já podem fazer transferências pelo novo sistema que vai funcionar por 24h, todos os dias.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba, Ângelo Crema, lembra que o sistema já vinha funcionando em caráter experimental e, ao se tornar efetivo, as transações passam a ser realizadas via QR Code, fazendo o pagamento instantâneo, seja sábado, domingo, feriado ou fora do horário bancário. “E o credor recebe imediatamente”, completa.

Para ele, o Pix deve substituir as operações bancárias via TED, para valores acima de R$5 mil, e DOC, para quantias inferiores – que oneravam os empresários devido às taxas cobradas pelas instituições financeiras, que chegam a até R$10. “E com o Pix não teremos este custo”, afirma. Além disso, estas operações só caem no próximo dia útil, em horário bancário, ao contrário do Pix, que é instantâneo.

Ângelo Crema ainda comenta que o novo sistema de pagamento será bem mais utilizado nas negociações realizadas entre empresários e fornecedores.  Por outro lado, o dirigente acredita que entre os consumidores uberabenses, o cartão de crédito deve ser mantido como primeira opção de pagamento. “Mas nada impede o consumidor de realizar pagamento por meio do Pix”, finaliza. 

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar