Prefeitura faz drive-thru para vacinar grupo prioritário contra a Covid-19 em Uberaba

 

 

Profissional de saúde aplica vacina contra Covid-19 em paciente (Foto Camila Lima/SVM)

Comprometida com a necessidade de agilizar a vacinação em Uberaba, que tem sido alvo de duras críticas, a Prefeitura informa a imunização do grupo prioritário por meio de drive-thru. A iniciativa começa já neste sábado (6) e seguirá até finalizar a aplicação das doses já recebidas pelo município. As duas remessas de imunizantes destinadas à Secretaria Municipal de Saúde totalizam 14.770 doses, correspondentes à vacinação de 9.095 pessoas. Segundo boletim divulgado pela assessoria de imprensa da PMU, até quinta-feira (4), 3.180 pessoas já haviam sido imunizadas, restando 5.915 pessoas para receberem as doses destinadas ao grupo prioritário da cidade.

O baixo índice de imunizados tem preocupado especialistas em Uberaba. Inclusive a chefe da vacinação contra a Covid-19 na cidade, a enfermeira Eliane Lacerda, admitiu que o esquema adotado inicialmente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se mostrou ineficiente. À Rádio JM, ela adiantou ontem que nova estratégia estava sendo estudada para que os números melhorem.

“Já vamos iniciar, neste sábado, a vacinação dos profissionais da Saúde que estão na linha de frente da Covid-19, no formato drive-thru, com dois postos de vacinação na cidade, durante o final de semana. Esse formato, com certeza, irá agilizar nosso processo de imunização e conseguiremos atender a população de Uberaba, o mais rápido possível”, enfatizou Sétimo Bóscolo Neto, secretário de Saúde.

O titular da pasta explica que um dos drives será montado no estacionamento do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba e o outro no estacionamento do Praça Shopping, mas durante a semana, o drive-thru funcionará apenas no estacionamento do Praça Shopping, visto a impossibilidade de usar o espaço da Prefeitura durante o expediente de serviço. A vacinação iniciará, neste sábado, e seguirá até que acabem as vacinas que já foram entregues à Prefeitura. A previsão de encerrar as doses é na próxima semana.

Conforme adiantou o Jornal da Manhã, a expectativa da pasta é que a partir da semana que vem já estejam sendo vacinadas de 800 a mil pessoas em Uberaba diariamente a partir da nova estratégia formatada pela gestão. O número é significativamente superior à média de vacinação adotada até então, que tem apenas 33% de imunizações.

A programação de quem será vacinado já está definida para este final de semana. No sábado, das 8h às 17h, no estacionamento da Prefeitura, será a imunização de 800 profissionais da atenção primária, e no domingo, de 400 profissionais do Hospital São Domingos e 400 do Mário Palmério Hospital Universitário, aumentando, assim, o número de profissionais dessas instituições a receberem a 1ª dose da vacina.

No posto de vacinação do estacionamento do Praça Shopping, serão vacinados, inicialmente, neste final de semana, das 8h às 17h, 500 profissionais de Saúde do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), divididos em 250 no sábado e 250 no domingo, reforçando que, ao longo da semana, a vacinação seguirá apenas no drive-thru do Shopping, atendendo as demais instituições e aqueles que se enquadram no grupo prioritário que está sendo vacinado neste momento.

As instituições que serão atendidas neste fim de semana já foram notificadas quanto à necessidade de encaminhar as listas com os nomes das pessoas que serão vacinadas, já nesta sexta-feira (5), pela manhã. As listas servirão para o controle da equipe de vacinação e definição de quem será vacinado. No dia da vacinação, o profissional deverá apresentar um documento com foto, para checagem na lista e liberação da vacina. Caberá às instituições informar aos profissionais listados o local e o horário da vacinação. Não será possível que o profissional escolha a vacina que será aplicada.

Uberaba recebeu 14.770 doses nas duas remessas destinadas à Superintendência Regional de Saúde (SRS), suficientes para a imunização de 9.095 pessoas. Dessas, 3.180 pessoas receberam a 1ª dose da vacina e outras 381 pessoas foram vacinadas com a 2ª dose. Nesta sexta-feira (5), está programada a vacinação da 2ª dose aos profissionais do Samu, do Cecovid, da Funerária Magalhães, da Funerária LIV, do Hospital São Domingos e do Mário Palmério Hospital Universitário.

 

 

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

%d blogueiros gostam disto: