Pedro Cine Fotos
Uberaba e Região

Presidente do TRE visita Uberaba para divulgar cadastro biométrico

Por: Rádio JM 730 AM 30/09/2017 0:30

Ontem, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Edgard Penna Amorim, esteve em Uberaba para conhecer as duas centrais de atendimento ao eleitor. O objetivo dessa visita era reforçar a divulgação da revisão biométrica de todos os eleitores, que é obrigatória no município. O desembargador esteve acompanhado do juiz auxiliar da Presidência, Luís Fernando Benfatti, e do diretor-geral do Tribunal, Adriano Denardi.
O desembargador Edgard Penna Amorim veio a Uberaba acompanhar o trabalho de recadastramento e destaca que os números são bem positivos. “A biometria é a tecnologia do presente e do futuro, ela assegura que a vontade do eleitor seja manifestada de forma inconteste e também facilita a apuração das eleições e o próprio do direito de voto. Os números da revisão biométrica indicam que Uberaba está atrasada. Dentro do nosso planejamento, há até uma superação desses índices, mas nesse mês, como constatamos uma estabilização, nós estamos convidando os eleitores a aproveitarem esse momento mais tranquilo para evitar que no prazo final que haja fila e que seja mais desconfortável o atendimento”, afirma.
Questionado se a crise política desestimula, de alguma forma, o eleitor a participar do processo eleitoral, o desembargador ressaltou que acredita no inverso. “Naturalmente, estamos passando por uma crise política sem precedentes, mas é preciso que o eleitor tenha consciência de que é o papel dele, votando, que vai permitir a superação de crises pela escolha dos melhores candidatos. Apesar da crise, costumo sempre dizer que é momento de superar e avançar, por isso nós estamos sempre conclamando os eleitores a se alistarem, com o recadastramento biométrico, para que esse direito que é fundamental para todos nós”, reforça Amorim.
Em seguida, o desembargador se reuniu com juízes e servidores locais para discutir questões internas e também com o prefeito Paulo Piau. Na visita de cortesia e para fortalecimento da parceria, Edgard Penna Amorim agradeceu o apoio do governo municipal, especialmente pela divulgação de material informativo nas Secretaria de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para ser distribuído nas unidades do município. Além disso, o Centro Administrativo e a Cohagra possuem guichês destinados a agendar o recadastramento biométrico. 
Número de eleitores que já foram às centrais se aproxima da metade. De acordo com o chefe de cartório da 347ª Zona Eleitoral, Alexandre Barbosa Petermann, o eleitorado uberabense é composto por 229.008 votantes, dos quais 106.911, ou 46,7%, já foram biometrizados.
Conforme o planejamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral, a previsão era de que até setembro Uberaba tivesse concluído o recadastramento de pelo menos 87.939 eleitores, ou 38,4% do total previsto. Mesmo assim, ele destaca que, embora as duas centrais de atendimento tenham capacidade para atender quase mil pessoas por dia, a procura está bem abaixo do esperado.
Os eleitores têm até 9 de fevereiro de 2018 para fazer o recadastramento biométrico, devendo agendar pelo site do TRE, pelo endereço www.tre-mg.jus.br/eleitor/agendamento, ou através de ligação gratuita para o Disque-Eleitor 148. A Central de Atendimento ao Eleitor de Uberaba fica na rua Lauro Borges, nº 97, bairro Estados Unidos.

Postado originalmente por: JM Online

%d blogueiros gostam disto: