Presos da penitenciária local vão trabalhar para a Black&Decker

A Secretaria de Estado de Administração Prisional fechou uma parceria de trabalho com duas multinacionais. Um dos convênios foi firmado com a Stanley Black&Decker, que produz eletrodomésticos, ferramentas manuais e elétricas, com sede nos Estados Unidos e no Distrito Industrial 2, em Uberaba. Agora, a fábrica também vai se instalar dentro da penitenciária "Professor Aluízio Ignácio de Oliveira".
O trabalho será executado por homens e mulheres que cumprem pena em regime fechado. As atividades começam nesta segunda quinzena de julho e inicialmente vão contar com 15 presos. Porém, o local destinado à fábrica terá capacidade para a ocupação de 50 indivíduos privados de liberdade.
Para o governo de Minas Gerais, esse tipo de convênio significa mais oportunidades de reintegração do preso à sociedade. Para os empresários, a contratação representa custo zero com aluguel, condomínio, IPTU e encargos trabalhistas, visto que os presos não têm carteira assinada, mas receberão cerca de R$700 de salário mais remissão de pena. Para cada três dias de serviç, é reduzido um dia no total da condenação.
Há ainda a parceria firmada com a Magneti Marelli, empresa italiana que fabrica produtos, sistemas e componentes para veículos automotores, que vai funcionar em um galpão instalado no presídio de Lavras, no Sul de Minas. Inicialmente, dez presos do regime fechado vão trabalhar no espaço, que será inaugurado em agosto deste ano.
Os convênios foram firmados pela Subsecretaria de Humanização do Atendimento e sua Diretoria de Trabalho e Produção (DPT). Atualmente, o setor tem 389 parceiros públicos e privados, de vários portes e ramos de atividade, para fornecimento de mão de obra dos indivíduos privados de liberdade em todo o Estado.
Para a subsecretária de Humanização do Atendimento, defensora pública Emília Castilho, “essas novas parcerias são muito interessantes, seja pela especificidade das tarefas a serem executadas, seja pela oportunidade de qualificação da nossa mão de obra com a experiência em empresas de âmbito internacional”.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: