Prevista para acabar hoje, campanha contra a febre aftosa é prorrogada

Prazo para vacinação de animais contra febre aftosa foi prorrogado. Prevista para terminar hoje, a campanha foi prorrogada para o dia 15 de junho, em decorrência dos reflexos gerados com a greve dos caminhoneiros.
O Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou os estados a prorrogarem a vacinação do rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa. Conforme correspondência enviada, a prorrogação é para evitar o comprometimento dos resultados da imunização dos rebanhos, diante da greve geral dos caminhoneiros, que afetou vários setores, inclusive a produção e distribuição das vacinas.
“A prorrogação da campanha sempre ajuda, pois oferece mais tempo aos retardatários de vacinar e facilita para aqueles que tiveram problemas com o abastecimento e compra de vacina. Quanto à declaração, o prazo também foi prorrogado, e, como normalmente acontece, é de 10 dias após o último dia de vacinação”, revela o coordenador do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)/Regional Uberaba, Bráulio Queiroga de Moreira Filho.
O IMA estima que deverão ser vacinados cerca de 23,6 milhões de animais no Estado. Na regional de Uberaba deverão ser imunizados 1,9 milhão de animais e em Uberaba, 224 mil. “Em 2017 foram vacinados na regional 99,17% do rebanho. Deste ano ainda não temos um resultado parcial”, diz.
Vale lembrar que a declaração – assim como a vacinação – é obrigatória e o produtor que assim não proceder poderá receber multa. A declaração de vacinação para proprietários de 150 ou mais animais deverá ser exclusivamente pela internet. Já quanto aos produtores com plantel de até 150 animais, a declaração ainda poderá ser feita presencialmente no IMA ou também via internet. Àqueles que irão fazer a declaração no IMA, Bráulio lembra que nesta semana o escritório de Uberaba esteve fechado, justamente por conta da greve dos caminhoneiros, mas provavelmente na segunda (4) o atendimento será retomado.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: