Primeiro dia útil de onda roxa tem vendedores ambulantes no Calçadão e comércio não essencial aberto; fotos

Essa segunda-feira (08) foi o primeiro dia útil desde que Uberaba foi incluída na chamada Onda Roxa, a mais severa do Minas Consciente. Apesar da restrição ao direito de ir e vir, muitas pessoas estavam nas ruas, sendo que a maioria fazia uso de máscara de proteção facial.

A reportagem do Jornal da Manhã esteve em alguns pontos de notório movimento em Uberaba durante o período da manhã e muitos desrespeitos às determinações foram flagrados. Além de longas filas em bancos e lotéricas no centro da cidade, era possível ver vendedores ambulantes “estacionados” no Calçadão da Artur Machado, prática proibida inclusive fora da onda roxa, uma vez que a Lei dos Ambulantes determina que os vendedores estejam em movimento. Inclusive, um carro oficial da Prefeitura, de fiscalização, estava estacionado na praça Rui Barbosa, sem, no entanto, coibir a ação dos vendedores que estavam a poucos metros de distância. A reportagem flagrou, ainda, pelo menos duas lojas do comércio não essencial de portas abertas, em pleno funcionamento irregular.

Ainda nas primeiras horas do dia, o transporte coletivo já registrava aglomerações, inclusive nas estações do sistema BRT/Vetor e nos terminais, com destaque para o localizado no bairro Beija-Flor, um dos grandes gargalos durante a pandemia. Questionado durante coletiva de imprensa nesta manhã, o secretário Sétimo Bóscolo reconheceu que os veículos operaram com muita gente e disse que a expectativa do Município era de que, com as medidas de restrição e fechamento de portas do comércio não essencial, o movimento de pessoas diminuísse, o que não se traduziu na realidade. Assim, novas medidas devem ser estudadas para evitar a aglomeração de pessoas no transporte coletivo.

A reportagem do Jornal da Manhã tenta contato com o Departamento de Posturas desde o período da manhã, mas até o fechamento desta matéria não havia recebido retorno. O espaço está aberto à manifestação.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar