Procon faz pesquisa de preços dos pescados no comércio local

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou pesquisa de preços de peixes. Foram pesquisados 15 tipos de pescados comercializados em 10 estabelecimentos da cidade, mas é importante destacar que os preços podem mudar com a proximidade da Semana Santa, assim, o Procon vai realizar mais um levantamento com o propósito de comparar os valores.
Entre os peixes, a pesquisa traz os valores praticados para o filé de surubim, surubim a posta, filé de merluza, filé de tilápia, tilápia, salmão, filé de salmão, sardinha, dourada, cação posta, bacalhau desfiado, bacalhau porto e bacalhau saithe, bacalhau dessalgado e piramutaba em posta. Os preços são referentes à quantidade de 400g, 500g ou 800g.
De acordo com a chefe de Fiscalização e Acompanhamento de Preço, Tatiana Carvalho Pereira, na pesquisa foram colocados os peixes mais consumidos neste período e os estabelecimentos mais movimentados, a fim de que o consumidor possa se orientar e buscar o estabelecimento que possui o melhor custo-benefício. No caso dos peixes, mais que preço bom, é preciso ficar atento às condições do produto.
“Fazemos essa pesquisa todos os anos, inclusive alguns consumidores já nos procuraram solicitando o levantamento e, por isso, acredito que a procura deverá aumentar com o levantamento. Inclusive, é interessante que o consumidor fique mais atento, utilize a pesquisa do Procon, mas também realize a sua, para garantir a compra de um bom produto e com um preço justo. É importante ter esse hábito de pesquisar”, explica Tatiana.
Ainda falando dos pescados, a chefe de Fiscalização e Acompanhamento de Preço revela que houve algumas denúncias no Procon de anúncios de produtos sendo vendidos com uma nomenclatura, mas que no interior da embalagem constava outra espécie de peixe, entre outras situações, por isso é preciso ficar atento às condições do peixe. “Nem sempre o mais barato quer dizer que está levando o melhor para casa. No momento da elaboração da pesquisa, muitos lojistas nos relataram que o preço estava mais alto, pois estava vendendo um produto melhor; assim não deixe de analisar”, destaca Tatiana.
 Levantamento dos valores de ovos de chocolate será divulgado pelo órgão. Procon prepara pesquisa de ovos de chocolate e a divulgação deverá ser próximo à Páscoa. Assim como os pescados, o levantamento sobre os preços dos ovos de chocolate é realizado todos os anos nos estabelecimentos de maior movimento, inclusive muitos consumidores aguardam a divulgação para comprar o produto no local mais barato e de qualidade.
De acordo com a chefe de Fiscalização e Acompanhamento de Preço, Tatiana Carvalho Pereira, no caso dos ovos de chocolate, a pesquisa normalmente é diferente de anos anteriores, pois são produtos diversificados. “Por isso, fazemos antes um trabalho de campo sobre o que está sendo oferecido ao consumidor e depois voltamos para verificar a precificação. A divulgação normalmente acontece próximo à Páscoa”, explica Tatiana.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar