Procura por vacina contra Covid-19 em Uberaba é grande e algumas clínicas já estão com “lista de espera”

O anúncio oficial do Ministério da Saúde quanto à aprovação das vacinas Coronavac e a de Oxford trouxe esperança para muitos brasileiros no início desta semana. A distribuição das doses na rede pública no Estado de Minas Gerais ainda não está totalmente definida, mas o que se sabe é que de início serão imunizados os idosos e profissionais da saúde, por exemplo. 

E muita gente que não está dentro deste grupo prioritário já está procurando as empresas particulares para tentar adquirir as doses. De acordo com a ABCVAC (Associação Brasileira das Clínicas de Vacina), o setor privado está “bem encaminhado” para comprar cerca de 5 milhões de doses da vacina indiana Covaxin. A aquisição deve ser feita assim que sair o registro definitivo do imunizante no Brasil. A Bharat Biotech, fabricante da vacina, deve pedir o registro junto com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda no próximo mês.

A informação foi repassada pelo presidente da ABCVAC, que visitou as instalações da empresa na Índia. “Assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceder o registro definitivo da vacina indiana Covaxin, as clínicas particulares poderão adquirir doses para ofertar ao seu público”.

Procura nas Clínicas de Uberaba já é grande

Mesmo sem informações definidas no setor privado, algumas clínicas de vacinação de Uberaba já registram um grande volume no pedido das doses. Em uma unidade da avenida Santos Dumont, a enfermeira responsável técnica Leidejane Pereira explica que a procura pelo produto já está acontecendo há alguns dias. “Muita gente ligando e perguntando valores, qual será a marca, mas isso tudo ainda é incerto”, comenta.

Segundo Pereira, as clínicas vão seguir orientações técnicas de entidades como a SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) e da ABCVAC (Associação Brasileira das Clínicas de Vacina). “Ainda não temos nenhuma data, mas conforme andam as negociações destas entidades, esperamos ter as doses na rede privada em março talvez”, diz.

Ainda segundo a enfermeira, a aplicação das doses vai seguir todos os padrões técnicos exigidos pela legislação. “Vamos atender todos os públicos que estão indicados na bula da vacina”, complementa.

O Jornal da Manhã também apurou a realidade de outra clínica de vacinação particular da cidade. Em uma unidade do bairro São Benedito, a procura pela vacina também é alta. "Nosso telefone não para de tocar, muita gente perguntando quando vai ter, quando vai iniciar. Agora pela manhã atendemos umas 40 pessoas”, conta a enfermeira responsável Emilene Freitas.

Freitas explica que até o final desta segunda-feira a direção da clínica deverá ter mais novidades, já que está prevista uma reunião para discutir o assunto. Na unidade, inclusive, já existe lista de espera para quando a vacina realmente estiver disponível. “A gente está com uma lista de espera de umas 200 pessoas já”, afirma.


 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar