Programa Caça Esgotos Irregulares entra em nova fase de vistorias

A Codau recomeçou nos últimos dias uma nova vistoria dos canais de água pluvial sob as avenidas centrais para identificar lançamentos de esgotos irregulares, que ainda estejam caindo dentro desses canais.

“A revisão dessas ações do ‘Caça Esgotos Irregulares’ que estamos fazendo agora é para localizar qualquer tipo de novo extravasamento de esgoto e que esteja caindo dentro dos canais pluviais. Neste sistema de macrodrenagem só pode correr água de chuva e a água dos próprios córregos, nada mais’, observou o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto.

O programa ‘Caça Esgotos Clandestinos’ foi iniciado há 4 anos pela Companhia e na sua primeira fase retirou mais de 500 pontos de lançamentos clandestinos de esgotos que ainda eram jogados dentro dos canais pluviais. Foi uma ação iniciada logo após a conclusão das obras do Água Viva. Um projeto financiado pelo Banco Mundial, que fez duas grandes intervenções no centro – a duplicação dos canais pluviais sob as avenidas centrais para reduzir as históricas enchentes e também a construção dos interceptores de esgotos, para separar de um lado – a água dos córregos e da chuva – e do outro lado, os esgotos, que passaram a ser direcionados para uma tubulação própria e conduzidos diretamente para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE Rio Uberaba).

Continua depois da publicidade

 

A fase atual do ‘Caça Esgotos’ deve ser concluída nos próximos dias, logo depois da identificação dos lançamentos irregulares. As equipes técnicas, comandadas pelos engenheiros Giovanni Molinero, Afrânio Paiva e Sérgio Souza estão percorrendo os canais das avenidas Leopoldino de Oliveira, Guilherme Ferreira, Nelson Freire, Dr. Fidelis Reis, Odilon Fernandes, Henrique Castejon, Santos Dumont e Santa Beatriz. E com a listagem em mãos farão a programação das intervenções necessárias para solucionar estes vazamentos.

Luiz Neto ressaltou que o grande objetivo é a manter as condições atuais de despoluição do córrego das Lajes, o que vem acontecendo nos últimos anos, com suas águas limpas e despoluídas, o que diretamente reflete suas boas condições sanitárias do município, especialmente do centro de Uberaba. ‘O objetivo é manter os canais despoluídos e sem nenhum traço de mau cheiro sob as avenidas, permitindo que a vida aquática se multiplique nesses mananciais’, concluiu o dirigente da Codau.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar